O cometa de Halley
Em Portugal
Penafiel, 21. – Já foi visto hoje, entre as 5 e meia e as 6 horas da tarde, o annunciado cometa de Halley, que appareceu ao poente, depois do pôr do sol.
O nucleo é muito luminoso e a cauda, enorme, ergue-se perpendicularmente á linha do horisonte, impressionando tal espectaculo, que foi presenciado por muitas pessoas e é assumpto de todas as conversações.
Figueira da Foz, 21. – Hoje, ás 5 e ½ horas da tarde, foi visto sobre o horisonte, durante meia hora, um cometa, que se presume ser o de Halley, vendo-se distinctamente a cauda na extensão apparente de uns 3 metros.
O phenomeno foi presenceado por muita gente, que ficou surprehendida.
Santarem, 21. – Desde o pôr do sol até ás 6 horas e 15’ da tarde, foi visto um cometa na direcção do sudoeste.
Este phenomeno, fez juntar muitas pessoas no Campo de Sá da Bandeira.
Segundo ouvimos aquelle apparecimento já foi visto hontem e ante-hontem, mas na direcção do sul.
---
Em Lisboa muita gente procurou, nos pontos altos da cidade, prescrutar o firmamento, em busca do cometa, havendo quem affirmasse não ter perdido o seu tempo.
No estrangeiro
Perturbações magneticas no regimen das aguas
Paris, 21. – O cometa de Halley foi visto em varios pontos de França, como em Marselha; na Belgica, principalmente em Bruxellas, em Gibraltar, etc[.]
Em Wilhemshafen, Rouen, Fécamp e Rustchouck (Russia) houve inundações, e em Toulouse, Auxerre, Troyes, Reims, Lyon, Dôle[,] Burges [sic], Chambery, Dijon, etc., tambem as ribeiras trasbordaram, havendo victimas.
Ha noticia de que varios comboios não poderam proseguir [sic] a sua marcha e de que diversas linhas telegraphicas e telephonicas deixaram de funccionar.