Cometas
Aviz, 23. – Ha tres noites observamos das 6 ás 6,30 da tarde o cometa de Halley a olho nú [sic].
Benavente, 22. – O cometa de Halley foi hontem visto aqui, a olho nú, muito distinctamente, causando grande alvoroço o seu apparecimento. Durante perto de uma hora, depois do sol posto, pareceu cair lentamente para o occidente até desapparecer na linha do horisonte.
Salvaterra de Magos, 22. – Pelas 6 horas ds [sic] tarde de hontem, foi aqui visto um cometa de cauda bastante luminosa, produzindo um effeito deveras surprehendente.
Chamou a attenção de quasi toda a villa e deu assumpto para todas as conversas durante a noite, divergindo as opiniões se seria ou não o cometa de Halley em vista dos noticias publicadas nos jornaes de hontem.
Ermezinde, 23. – Appareceu hontem á vista o cometa de Halley na direcção mais ou menos de noroeste sobre o occáso e na zona do crepusculo. A formosa estrella começou a desenhar-se pelas 6 horas da tarde desapparecendo no horisonte meia hora depois. Causou enorme sensação.
Cintra, 23. – Grande numero de curiosos procuraram hoje vários pontos d’onde melhor vissem o poente, para vêr se logravam descobrir o tão falado cometa, o que não conseguiram apezar da limpidez do firmamento.
Santarem, 23. – Ás 6 horas da tarde, foi visto o cometa por mais de 400 pessoas que se encontravam no vasto campo do Sá da Bandeira, parecendo tratar-se d’uma entrada de touros.
O phenomeno foi hoje menos visivel em virtude das nuvens.
Appareceu n’um ponto mais elevado do que nos dias anteriores e o seu apparecimento encaminha-se para o norte.
Porto, 23. – Hoje o cometa appareceu um pouco mais ao norte, sendo pouco visivel por causa da neblina.
Como hontem, juntaram-se muitas pessoas nos pontos mais desafogados da cidade para observarem o phenomeno.
Bayonna, 23. – O cometa foi visto hoje ao anoitecer no horisonte. – (Correspondente).
Malta, 23. – O cometa descoberto no dia 17 do corrente appareceu aqui hontem e hoje. – Correspondente).