Texto da entrada (ID.1552)
[Desenho do balão e fotografia do aeronauta, com legenda com o título descrito acima e o seguinte texto:]
O balão do Ferramenta, como já é conhecido o Portuguez , subiu aos ares no Palacio de Crystal, em domingo de Paschoa, e todo o Porto ancioso e com a recordação ainda latente e viva do desastre do Lusitano viu o aeronauta no seu balão captivo e applaudiu-o enthusiasticamente. Já em sabbado d'Alleluia se devia realisar a ascensão, mas como o aerostato extravazasse gaz não poude subir.
Em domingo o aeronauta dirigiu-se ao sr. commissario Feijó, da politica do Porto, a pedir-lhe licença para fazer uma ascensão livre, o que lhe foi recusado. Porém, ao vêr-se a certa altura, o Ferramenta cortou a corda que captivava o balão e foi pelos ares por entre os applausos da multidão excitada e delirante, indo cahir em Gondomar.
De Libsoa dirigiam-se-lhe pedidos para vir aqui realisar uma subida e parece que o sr. Antonio Bernardo virá com effeito á capital, onde fará uma viagem aerea partindo do Jardim Zoologico, isto depois do aeronauta Magalhães Costa fazer uma ascensão no Portuguez. O balão é de panno crú e foi todo fabricado no Porto, sob a direcção do aeronauta, que deu uma enorme prova d'arrojo ao elevar-se nos ares em semelhante aerostato.
Referência bibliográfica
n. id. - "A Ascensão do Balao «Portuguez» de Antonio Bernardo (Ferramenta) - Os Preparativos da Subida"
in Illustração Portugueza
de 11 de Abril de 1904, nº. 23, p. 356 (toda a página). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1552.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Sistema de Transporte
Palavras Chave
Notícia