Texto da entrada (ID.1555)
[Quatro fotografias das instalaçõs da Academia, a propósito do elogio histórico de Pinheiro Chagas. Subtítulo relativo às fotografias e texto:]
Ante-camara da Sala onde se Realizam as Sessões de Classe - Sala das Sessões da Academia - Antiga Bibliotheca dos Frades, onde se realisam as sessões solemnes - Bibliotheca das Academias Estrangeiras
A Academia foi fundada no reinado de D. Maria I pelo duque de Lafões e por akguns frades seus amigos, sendo muito tempo suspeita de jacobinismo pelo intendente Manique, porque nas casas do velho duque, ligadas com a Academia se recolhera um tal Bossenard cusado de ser convencional na revolução franceza.
Depois, com o andar dos tempos, essa Academia, onde os espíritos de eleição se reuniam n'um protesto, tornou-se no logar das consagrações officiaes e começaram a fazer parte d'ella os escriptores de merito, creando-se as diversas secções que hoje existem. Amaior parte dos grandes escritpores portuguezes faziam parte d'ella. Vem a pêllo recordar que Antonio Feliciano de Castilho foi expulso d'essa aggremiação por se insurgir contra certas normas e que durante muito tmepo a Acadmeia guerreou escritpores revoltados de processo e de ideaes, que mais tarde se viu obrigada a receber no seu gremio.
Referência bibliográfica
n. id. - "As Salas da Academia Real das Sciencias onde se realisou o Elogio Historico de Pinheiro Chagas em 17 de Abril"
in Illustração Portugueza
de 18 de Abril de 1904, nº. 24, p. 374 (toda a página). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1555.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Associação/Sociedade
Palavras Chave
Notícia