Texto da entrada (ID.156)
O snr. Gonçalo Sampaio, distinto naturalista da Academia Polytecnica, realisou hontem, na Universidade Livre, a sua segunda lição sobre a «Exposição popular da Doutrina Transformista».
Recapitulando as ideias expendidas na prelecção antecedente, o illustre homem da sciencia começou por definir a doutrina transformista, explicando a origem das formas cósmicas, segundo as opiniões cosmogenicas de Faye: nebulosas, estrellas e planetas.
Tratou depois da theoria da unidade da matéria e sua demonstração pela analyse stereoscopica e pela lei da chimica da periodicidade de mendelief, expondo também a concepção da unidade das forças physicas, hoje admitida.
Occupou-se seguidamente da doutrina evolucionista em biologia, explicando a hypotese da geração espontânea e demonstrando como a vida poderia ter surgido naturalmente em épocas remotas do nosso planeta.
Ao terminar a scientifica palestra o snr. Sampaio foi vivamente aplaudido. Entre a numerosa assistência notavam-se lentes e professores da Academia Polytecnica e de outros estabelecimentos de ensino superior, estudantes e grande numero de operários.
A quotisação voluntaria proveniente das entradas, foi de 4$745 reis.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Palestra Instructiva"
in Commercio do Porto
de 5 de Fevereiro de 1905, nº. 31. Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=156.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciências da Natureza
Educação Cientifica
Palavras Chave
Notícia