Texto da entrada (ID.1560)
[duas fotografias com legenda:]
Domingo, 17 de abril, os aeronautas Magalhães Costa e «Ferramenta» contactados pelos emprezarios da praça de touros de Algés, pensaram realisar uma ascensão. O vento estava desfavoravel, soprava com violencia, e como o administrador de Oeiras interrogasse o sr. Magalhães Costa ácerca do perigo provavel da ascensão e recebesse como resposta que o vento estava de pouca feição, aquella auctoridade prohibiu que o Portuguez subisse, isto no meio de clamores do povo que se indignava.
Com effeito o vento faxia oscillar extranhamente o aerostato que arrastava com o peso das saccas de areia, que não o fixavam. E, então, dando uma volta com a rajada mais forte, o balão escapou-se pela rede envolvente e elevou-se nos ares, deixando em terra os aeronautas enquanto a multidão soltava estrepitosas gargalhadas.
O prejuizo que o sr. Ferramenta teve é calculado n'um conto de réis, que tanto valia o Portuguez o qual, segundo se diz, cahiu proximo de Cezimbra em lamentavel estado.
Referência bibliográfica
n. id. - "O Balão do «Ferramenta» - O Balão «Portuguez» - Os Aeronautas na Barquinha"
in Illustração Portugueza
de 25 de Abril de 1904, nº. 25, p. 396 (meia página inferior). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1560.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Sistema de Transporte
Palavras Chave
Notícia