Texto da entrada (ID.1564)
[Desenho, com legenda:]
Com a assistencia de SS. MM. el-rei e das rainhas D. Amelia e D. Maria Pia e de S. A. o senhor infante D. Affonso, o sr. Henrique Lopes de Mendonça fez o elogio historico do grande escriptor, que foi secretario da Academia.
Numa linguagem fluente, cheia de vivacidade e de poderosas imagens, analysou detidamente a obra de Pinheiro Chagas, essa volumosa obra obra que se estendeu a todos os ramos da litteratura. Falou do historiador que arrojadamente escreveu a historia de Portugal, do romancista do Juramento da Duqueza e dos Guerrilheiros da morte e d'outros romances historicos de cunho e de pintura fiel das epocas, tratou do dramaturgo que, depois de Garrett, mais contribuiu para o renascimento do theatro portuguez, e, juntando tantas qualidades a d'um jornalista de alento e grandeza, brilhou como um astro no ceu da litteratura patria.
O sr. Lopes de Mendonça, ao terminar, após uma hora, foi muito applaudido, levantando-se então S. M. el-rei para fazer os seus cumprimentos aos membros da familia de Pinheiro Chagas que assistiam a essa sessão de homenagem. Como um complemento á sagração do grande vulto feita pela Academia, entre a imprensa de Lisboa está-se fazendo uma subscripção para erigir um monumento ao homem que tanto trabalhou e que tantas obras deixou, affirmando em todas ellas enormes faculdades.
Referência bibliográfica
n. id. - "O Elogio Historico de Pinheiro Chagas na Acadmeia Real das Sciencias, em 8 de Abril"
in Illustração Portugueza
de 16 de Maio de 1904, nº. 28, p. 441 (Página inteira). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1564.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Outros
Associação/Sociedade
Palavras Chave
Notícia