Liga nacional contra a tuberculose
Conferencias
(...)
(...)
Meios a oppôr á propagação e extensão da tísica
Proximo das 8 ½ horas da noite, na Caixa Economica Operaria, na rua da Infancia, á Graça, realisou[-]se a segunda conferencia annunciada para hontem e promovida tambem pela Liga Nacional contra a Tuberculose.
O sr. dr. Xavier da Costa foi apresentado ao auditorio pelo sr. dr. Miguel Bombarda.
O conferente, cuja phrase fluente prendeu a attenção do auditorio por espaço de uma hora, desenvolveu com muita proficiencia o thema da sua conferencia.
Os pontos mais debatidos pelo sr. dr. Xavier da Costa foram a propagação da tuberculose pelo contagio e por herditariedade, admittindo-a por herança só em rarissimos casos.
Explica as observações e experiencias feitas em coelhos e porcos da India, as quaes provam a facilidade com que se tuberculisa um organismo puro.
As gerações dos fracos, dos alcoolicos e dos syphliticos [sic] são as mais predispostas para a tuberculose. Não desanimem aquelles que produzirem filhos fracos, porque elles nunca serão tisicos se souberem livrar[-]se do contagio e buscarem na alimentação esmerada os meios de combater a sua doença.
Diz mais que a Liga se acha empenhada em obter dos poderes publicos a reducção dos impostos de consumo, a fim de que o pobre possa mais facilmente melhorar a sua alimentação.
Largamente narra factos já sobejamente conhecidos dos nossos leitores pelos muitos artigos e extractos de conferencias ultimamente publicados, e declara que foi em 1865 que começaram a fazer-se as primeiras experiencias de innoculações nos animaes já referidos.
Em 1892 é que o eminente professor Kock descobriu o bacillus da tuberculose.
Volta a falar da transmissão da tisica pela pulverisação dos escarros, pelos «perdigotos» e por outras fórmas similhantes [sic]. Recommenda a todos o maximo escrupulo na observação das perscripções medicas, tanto entre membros de uma familia, como entre estranhos.
Termina asseverando que a tisica é uma doença curavel, mas, que para isso preciso é cuidar da hygiene da habitação, evitar os excessos de prazer, os vicios, etc.
Foi muito felicitado pela sua exposição o illustre conferente.
[n.d.] - "Liga nacional contra a tuberculose / Conferencias / (...)"
in Diário de Notícias
de 7 de Maio de 1900, nº. 12361, p. 2 (c. 2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1572.