Um livro de higyene social
A apparição d’um livro de vulgarisação scientifica é um facto tão pouco frequente, no acanhado mercado litterario do nosso paiz, que não podemos deixar de a considerar um acontecimento, digno de registro [sic] e sincero applauso.
Esperada com vivo interesse veiu [sic] agora á luz da publicidade a segunda edição, muito ampliada, das «Noções geraes sobre a hygiene dos arthriticos e diabeticos» (XXXI 225 pag. in 8.º)
Este livro com largo alcance social é devido á penna do nosso velho amigo e medico sr. conselheiro Virgilio Machado.
O importante estudo, destinado a um tempo aos profissionaes e ao vulgo, que não entrou no templo de Esculapio, tinha de obedecer, por esse facto, a exigencias especiaes, com relação ao methodo de exposição, clareza na descripção e critica das doutrinas, por fórma a tornar accessivel a comprehensão a todos os leitores.
Na opinião dos entendidos, o auctor conseguiu, com habilidade, vencer as difficuldades inherentes e taes exigencias e deu-nos um livro, que sem perder a fórma scientifica, propria ás publicações da sua indole, fornece uma leitura agradavel e proficuamente instructiva.
O arthritismo, frequentissimo nas classes sociaes mais elevadas, e comprehendendo fundamentalmente as doenças chamadas de gente rica, ou pelo menos dos individuos que têem meios para comer muito, abusando de uma alimentação forte, em qualidade e quantidade, e que ao mesmo tempo trabalham pouco, é estudado no livro do sr. Virgilio Machado, sob os pontos de vista da sua pathogenia e do seu tratamento pela hygiene alimentar[,] hygiene physica em geral e hygiene moral.
Em numerosas paginas do interessante escripto, verberam-se, com severidade, os erros da alimentação, quer no que diz respeito ás quantidades exagerades [sic] do material alimentar admittidas por muita gente, quer tambem no que se refere á escolha das substancias usadas no grupo dos alimentos habituaes.
Os effeitos da gula, da glotoneria e do abuso da alimentação carnea, com as suas consequencias morbidas (o carnismo), são desenhados em vivas côres, a proposito das multiplas manifestações do arthritismo.
O estudo das doenças comprehendidas por este termo generico é feito em numerosos capitulos, que se occupam successivamente da intoxicação arthritica em geral, suas principaes manifestações; hygiene geral, anti-arthritica; hygiene especial, segundo a localisação das manifestações no estomago; nos intestinos; no figado; no apparelho respiratorio; no coração; nas arterias; nas veias; no rim; na pelle, etc.
Seguem-se os capitulos em que são estudadas as relações do arthritismo com a obesidade; com a neurasthenia; com a dyspepsia nervosa, com as nevralgias, etc.
Ao estudo do arthritismo succede-se, no livro do dr. Virgilio Machado, a exposição e a critica das doutrinas e dos tratamentos relativos ás varias fórmas de diabetes saccharina, doença grave e hoje muito generalisada.
O livro, a que nos estamos referindo, tem um accentuado cunho pessoal, pelo que toca aos fundamentos, em que o auctor de baseia, para corroborar, em uns casos, e contestar em outros, as varias doutrinas reinantes sobre o arthritismo e a diabetes.
O auctor colheu preciosos elementos para o seu trabalho não só nos factos, apurados n’uma longa e vasta pratica da clinica, mas ainda nos resultados d’investigações no laboratorio, representadas por mais de sete mil analyses registradas e authenticadas, como se declara no prefacio da primeira edição.
Em varias paginas do livro refere-se o auctor, com o enthusiasmo de um crente, ao tratamento das doenças, realisado n’um futuro muito proximo, quasi que exclusivamente, pela applicação sabia e methodica dos agentes mechanicos e physicos: calor, luz e electricidade, a que será associado com vantagem, em certos casos de nevroses, o tratamento psychico.
Accidentalmente o auctor define o que deve entender-se por medicina expectante e aponta a vantagem da sua observancia em certos casos clinicos.
Refere-se tambem o dr. Virgilio Machado, ás bril[h]antes conquistas do diagnostico auxiliado poderosamente n’estes ultimos tempos pela bacteriologia [sic], pela urologia e pela radiologia (raios X).
Como se deprehende d’esta resumida noticia bibliographica, a segunda edição da «Hygiene dos arthriticos e diabeticos» favoreceu-nos um livro interessante e instructivo, sob multiplos pontos de vista.
É mais um trabalho com intuitos utilitarios, que sae do laboratorio do professor Virgilio Machado, que tem sido, entre nós, um dos mais fervorosos luctadores contra as tradicções rotineiras, contribuindo largamente, com a tenacidade do trabalho, para o progresso scientifico no nosso paiz.