Texto da entrada (ID.1581)
[duas fotografias: uma do grupo de congressistas no Parque da Pena em Sintra; outra do «lunch dos congressistas no mesmo parque.
[Legenda geral das fotos:]
Estivera chuvoso o dia. Logo que terminou o almoço comelou a bonançar, e n'uma effusiva alegria fez-se a visita ao palacio real da Pena, que deixou maravilhados os congressistas como já succedera ao visitarem o Paço de Cintra. Demoraram-se algum tempo na capella maravilhosa, andaram pelas atalayas a verem o parque, n'um cerrado a seus pés n'uma enorma extensão.
D'ali partiu-se para Cascaes, atravez dos campos, os 50 trens de batida alarmando povoados por onde se passava.
A bahia estava serena, e houve uma recepção affectuosa na villa.
Visitou-se a Bocca do Inferno e os estrangeiros comparavam aquelles penhascos aos grandes rochedos da Bretanha, aos picos erriçados de Saint Malô. No Estorial foi servido um chá, pelas 5 horas da tarde, e pós uma visita aos Estoris voltou-se a Cascaes, onde se tomou o comboio que, a trepidar de riscos, cheio de alegrias, deixou os congressistas pelas 8 horas no Caes do Sodré, terminando assim essa excursão que, sem aquele ruim tempo, seria uma maravilha.
Referência bibliográfica
n. id. - "O Congresso Maritimo Internacional: O Passeio a Cintra"
in Illustração Portugueza
de 30 de Maio de 1904, nº. 30, p. 469 (Página inteira). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1581.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciências da Natureza
Palavras Chave
Notícia