Texto da entrada (ID.1586)
[Crónica sobre os festejos populares de Junho, ilustrada com 5 gravuras da Exposição universal de S. Luís, mostrando 5 pavilhões. A cerca de meio do texto, Rocha Martins faz referência ao fim do Congresso Marítimo Internacional, noticiado no número anterior em várias páginas:]
Foram-se já os congressistas; os estrangeiros, que ahi estiveram, partiram e deixaram saudades da sua alegria, das suas figuras bizarras, das suas aprumadas linhas, das duas maneiras de gentleman tão distinctos que alguem dizia parecer impossivel o viverem d'essas cousas do mar.
Mas é que essa vida do mar já não é hoje de rudeza, porque se dominam as aguas com a sciencia e porque uma nova manifestação do trabalho humano se marca n'essa tarefa da oceanographia pela qual se vão descobrindo os systemas submarinos, a fauna, as camadas, o viver interessante dos animalculos no seio dos mares.
Out'ora ia-se á descoberta de novos horisontes fazendo marchar á vela as naus: agora jão não ha que descobrir á superficie e as vistas dos homens voltam-se para os segredos intimos das aguas. Por isso veem sabios em vez de rudes maritimos reunir-se n'esta cidade, da qual para a aventura da descoberta partiram os maiores marinheiros do mundo n'um seculo de heroismos e tambem de calamidades.
Referência bibliográfica
Rocha Martins - "Chronica - Santos populares"
in Illustração Portugueza
de 6 de Junho de 1904, nº. 31, p. 482 (Página inteira). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1586.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciências da Natureza
Palavras Chave
Notícia