Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1607)

Rouxinol

Rouxinol não é o nome d’uma brincadera carnavalesca, não é a alcunha de algum larapio celebre, não é o titulo de nenhum romance nem de peça de grande espectaculo: o «Rouxinol» é o nome d’um novo centro de diversões que vae inaugurar-se em Lisboa no annexo do Avenida Palace, que está sendo transformado n’um sumptuoso salão onde as maravilhas da arte e da sciencia reunidas rivalisarão com a mais requintada elegancia e com o luxo mais parisiense.

A illuminação é a luz electrica e aquelle trecho da rua do Principe, onde se incia a nossa grande Avenida terá o aspecto de boulevard de Paris.

As grandes capitaes estão actualmente dotadas com estes museus a um tempo recreativos e instructivos. Em Madrid, por exemplo, são os grandes jornaes que por via de regra manteem os luxuosos salões onde a vista e o ouvido se deleitam e o espirito se educa. O salão do nosso collega o «Heraldo» é magnifico.

Em Lisboa ainda não havia um «Rouxinol». Pertence a iniciativa á empreza Maximiano & C.ª, que adquiriu no estrangeiro a ultima palavra em novidades sensacionaes.

Entre umas infinidades de cousas curiosas a exhibir, figura o magnifico phonographo «Stentor», cuja descoberta data de mezes. Inutil, pois, dizer, que nunca foi ouvido em Lisboa, onde deve causar assombro.

O «Stentor» não funcciona com auscultadores: os sons emittem se por um grande pavilhão de vidro ou de metal, com uma força que nunca foi attingido [sic] por algum outro phonographo.

As summidades das scenas lyricas, os cançonetistas em voga, as estrellas de operettas, de vandeville [sic] ou zarzuela, tudo por ali passa. Falta só vel-as, porque ouvil-as, é como se estivessemos sentados n’um fauteuil no theatro onde se exhibem a valer.

A inauguração está marcada para 24 do corrente, tencionando a empreza convidar artistas, escriptores, jornalistas, etc., para essa festa.

Parte do producto das entradas no dia da inauguração é destinada pela empreza á Assistencia Nacional aos Tuberculosos, a formosa instituição de sua magestade a rainha.


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Rouxinol" in Diário de Notícias de 14 de Fevereiro de 1900, nº. 12281, p. 2 (c. 4-5). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1607.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Notícia Original

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Indústria
Vida Urbana
Arte e Representação

Outros
Palavras Chave


Notícia