Texto da entrada (ID.1608)
Construções navaes no arsenal da marinha
As obras no «D. Amelia»
Continua a trabalhar-se com a maior actividade no cruzador «Rainha D. Amelia», estando já bastante adiantados os trabalhos de installação das suas divisões internas, suas machinas, caldeiras e accessorios, assim como a dos apparelhos auxiliares.
Já se acham tambem concluidas muitas peças para o seu armamento, como turcos, balaustres, etc., e grande parte das innumeras ferragens necessarias a este navio.
Actualmente, além de outros trabalhos, está-se procedendo á construcção da mastreação, que é de aço, sobre a qual devem assentar metralhadoras ou canhões rewolvers [sic], nas respectivas gaveas. Tambem se estão montando proximo da carreira as duas chaminés para este cruzador, que são de secção elliptica e de uma altura de cerca de 12m,00.
Canhoneira torpedeira
Prosegue-se [sic] egualmente com actividade aos trabalhos para o assentamento d’este navio na carreira para o que se acham já viradas e furadas grande numero de cantoneiras que lhe são destinadas, esperando-se ainda novas remessas de material para este navio, afim de dar seguimento ao restante trabalho.
Para a sua machina, que tambem está sendo construida no arsenal, continua a trabalhar-se com assiduidade nas officinas de moldes, fundições e machinas.
Não está ainda fixado o dia em que terá logar a cerimonia da cravação do primeiro rebite, festa identica á que se realisou em 18 de agosto de 1897 para o cruzador «D. Amelia».
Se, apesar da boa vontade do pessoal, não só operario como dirigente, estes trabalhos, tanto do cruzador como da canhoneira, se acham relativamente atrazados, esse facto é sem duvida devido a que outros muitos são executados n’este estabelecimento, taes como o da construcção e installação de novas officinas, o das reparações de navios e outros, onde tambem é empregado um pessoal operario relativamente numeroso.
A nova construcção
Não é exacto que se trate por emquanto [sic] da [n]o[v]a construcção que deve succeder á canhoneira-torpedeira, comquanto [sic] alguma cousa se tenha já pensado a tal respeito.
(…).
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Construções navaes no arsenal da marinha"
in Diário de Notícias
de 17 de Fevereiro de 1900, nº. 12284, p. 1 (c. 4-5). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1608.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Indústria
Outros
Palavras Chave
Notícia