Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1610)

Tuberculose ossea

Cura pelo remedio Galiano

SR. REDACTOR. – PEÇO-LHE o favor de publicar no seu conceituado jornal o seguinte:

Soffrendo ha quatro annos de tuberculose ossea, na região dorsal, recorri a alguns facultativos d’esta cidade, para me tratarem; porém, infelizmente, sem o menor resultado, porque os tumores augmentavam cada vez mais. Um dos facultativos foi de opinião que me retirasse para a minha terra natal, S. Cosmado de Armamar, o que immediatamente fiz.

Ali fui tratado por um medico que por duas vezes me lancetou os tumores; mas, por mais cuidados que me dispensasse, o meu estado era cada vez peior [sic].

Passados alguns mezes, já sem esperança de recuperar a minha saude perdida, ouvi falar n’uma cura de tuberculose, realisada pelo Remedio de Galiano, em um empregado de ill.mo sr. José Branco Soares Galliza, da rua do Laranjal, d’esta cidade.

Na esperança de não ficar inutilisado, regressei ao Porto, e dirigi-me ao hospital Geral de Santo Antonio, onde dei entrada no dia 19 de agosto de 1898.

Ali me disseram ser necessaria a raspagem da espinha dorsal; fiquei desnorteado, porque se entrei n’aquelle estabelecimento foi porque me informaram que lá se applicava o Remedio de Galiano: porém, certo de que ali não faziam uso d’elle, retirei-me, não me sujeitando a nenhuma operação.

Indaguei onde morava o ill.mo sr. João Joaquim de Sobral Galiano, e, procurando-o, mostrei-lhe o estado grave em que me encontrava, e a falta de recursos com que luctava.

Pois aquelle cavalheiro caridosamente me recolheu em sua casa, applicando-me o maravilhoso especifico da sua invenção, e com tal acerto, que hoje acho-me completamente curado.

Faço esta declaração, convencido de que presto bom aviso a todos os que soffrem de tuberculose ossea, pois que o unico especifico para debellar tão terrivel enfermidade, é o Remedio anti-escropholoso de Galiano.

Porto, 20 de março de 1900.

José Luis de Carvalho

Rua de Santa Catharina, 232.

O depositario em Lisboa é o sr. Carlos Gomes, R. Retroseiros, 45, 1.º 


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Tuberculose ossea / Cura pelo remedio Galiano" in Diário de Notícias de 23 de Março de 1900, nº. 12317, p. 1 (c. 12). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1610.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema

Outros
Palavras Chave


Notícia