Liga nacional contra a tuberculose
A conferencia no theatro de D. Maria
Realisou-se, hontem, mais uma conferencia promovida pela Liga nacional contra a tuberculose, no salão nobre do theatro de D. Maria.
Presidiu á conferencia o sr. conselheiro Silva Amado, tendo como secretarios os srs. drs. Miguel Bombarda e Antonio de Azevedo. O sr. presidente apresentou o conferente, o dr. Hygino de Sousa, e agradeceu, mais uma vez, em nome da Liga á empreza societaria do theatro de D. Maria a cedencia do salão.
O dr. Hygino de Sousa começa por dizer ter sido convidado para fazer esta conferencia pela Liga e por mostrar o muito que esta associação póde fazer na lucta contra a tuberculose; refere-se em especial so sr. professor Bombarda, secretario geral.
Estuda em seguida, muito ao de [l]eve, mas o sufficiente para que o numeroso auditorio ficasse comprehendendo, a estructura e o papel que os microbios representam na vida humana; distingue, porém entre elles, aquelles cuja acção é destruidora e mortifera para o genero humano e aquelles outros que lhe são favoraveis. De entre os primeiros cita o da peste e o da tuberculose, o dos segundos, o da «alinite», que, como fixada do azote, muitos serviços póde prestar á agricultura. Entra em seguida n’alguns detalhes sobre o bacillos [sic] da tuberculose e dos seus terriveis e maleficos effeitos. É assim por exemplo, que em França mata annualmente 120:000 pessoas, em Portugal umas 20:000, etc.
Insiste em que a tuberculose é uma doença evitavel e que para isto se conseguir, basta a boa vontade de todos nós e a promulgação de providencias pelos governos, citando a este proposito o que foi dito pelo ministro Baccelli, no congresso de Napoles. Sobre os cuidados individuaes insiste em que o contagio se faz especialmente pelos escarros, e que por conseguinte deve haver todo o cuidado [e]m não espectorar [sic] para o chão. Os tuberculosos devem escarrar sempre para o escarrador, contendo agua ou melhor ainda um soluto phenico, e no fim do dia destruir no fogo ou na agua quente [o] conteudo do escarrador. Na rua o [sic] devem os tisicos expectorar nos escarradores de algibeira ou ainda em frascos de boca larga que se possam rolhar com segurança.
O conferente apresenta diversos modelos de escarradores, entre os quaes um, destinado a substituir os vulgares escarradores do chão, em que o recipiente assenta sobre um pé com um metro de altura, evitando assim que o escarro caia no pavimento.
Com respeito ao papel dos governos insiste na necessidade de medidas tendentes a estimular a construcção de bairros operarios, a propaganda pelos professores e pelos parochos das medidas prophylaticas contra a tuberculose, o estabelecimento de postos de desinfecção, o abaixamento dos direitos do consumo dos generos alimenticios, etc. Sobre este ultimo ponto refere-se á representação enviada pela Liga ao parlamento pedindo que se baixassem os direitos de consumo da carne em Lisb[o]a. Finalmente, insiste na necessidade de fazer cumprir o regulamento do trabalho dos menores e des [sic] mulheres.
Fala da curabilidade relativamente grande que se obtem nos sanatorios e da vantagem de elles serem estabelecidos entre nós, onde por emquanto [sic] só existe o de Outão, creado pela «Assistencia aos tuberculosos», fundada por sua magestade a rainha, e o de Carcavellos, estabelecido por iniciativa do collega José Joaquim de Almeida.
O orador termina exhortando o publico a auxiliar esta santa cruzada contra a tisica. Uma prolongada salva de palmas dada pelo numeroso publico que enchia a sala dá fim á conferencia.
Durante a conferencia o sr. Hygino de Sousa f[e]z algumas projecções com diapositivos representando o bacillo da peste, da tuberculose, etc., etc.
Foi largamente distribuido o folheto «Como se póde evitar a tisica», publicada [sic] pela Liga, e que se encontra á disposição do publico na Livraria Rodrigues e na tabacaria Monaco.
[n.d.] - "Liga nacional contra a tuberculose / A conferencia no theatro de D. Maria"
in Diário de Notícias
de 2 de Julho de 1900, nº. 12417, p. 2 (c. 1). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1630.