Texto da entrada (ID.1634)
Conferencias
Posto physiopatha
O dr. Bentes continuou hontem a serie das suas uteis conferencias, derramando pelo povo – não theorias eruditas e pretenciosas, mas preceitos praticos ao alcance de todos e de grande valor na vida pratica.
D’esta vez ensinou ás mães como hão de escolher as casas que devem habitar. Os quartos de dormir espaçosos, com larga janella exposta ao sul e ventiladores.
Todos os chefes de familia, todos os jornaes devem reclamar das camaras regulamentos que obriguem os donos das casas de habitação a dotal-as com ventiladores nos quartos e pias de despejo por fóra dos predios.
Casa de jantar com boa vista: dá isso mais alegria e melhor apetite. O ar livre e a luz dão saude e bem estar; a escuridão e o ar estagnado tornam o homem hypocrita, triste, pallido e doentio.
Pois olhem com solicitude pelo ar que os seus filhos respiram, respirar mau ar é envenenar-se pelos pulmões. A negligencia dos paes a este respeito torna-se verdadeiramente assassina dos filhos.
As casas devem ter quintal ou um largo para onde as creanças vão brincar.
A vida engaiolada das creanças em Lisboa, em casas pequenas cheias de mobilia, visinhas por cima e por baixo, é uma das causas do enfes[a]mento da população.
O conferente foi muito applaudido.
(...).
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Conferencias / Posto physiopatha"
in Diário de Notícias
de 9 de Julho de 1900, nº. 12424, p. 2 (c. 9). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1634.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia