Texto da entrada (ID.1635)
Observações do eclypse
Os trabalhos realisados pela expedição do observatorio da Tapada [á] Serra da Estrella para observar o eclipse do sol foram importantes, apesar dos escassos meios materiaes, de que o observatorio dispunha para esse effeito, e a despeito de n’aquelle importante estabelecimento só haver tr[e]s astronomos, dos quaes um indispensavel em Lisboa. O programma foi o seguinte: a) observar os tempos dos contactos; b) com a camara photographica montada em tripés especiaes tirar muitas photographias da corôa, sobretudo na parte interior d’esta, e das protuberancias, adaptando-se para isso curtas exposições e objectivas de longo foco; c) em duas camaras montadas no parallatico tirar photographias com a exposição de toda a duração da totalidade, destinadas a dar os ultimos filamentos da corôa, e a photographar estrellas e algum planeta intermercurial; d) observações meteorologicas.
As nuvens impediram que se realisasse o 3.º grupo de observações. Alguns clichés já revelados do 2.º grupo estão satisfatorios e accusam protuberancias. As camaras photographicas para maior estabilidade foram de madeira e feitas nas officinas do observatorio.
Depois do eclypse foram rigorosamente determinadas as coordenadas geographicas do local, sendo a determinação da longitude, levada agora a cabo, o primeiro trabalho rigoroso d’esta especialidade feito no paiz. Os resultados foram excellentes.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Observações do eclypse"
in Diário de Notícias
de 14 de Julho de 1900, nº. 12429, p. 2 (c. 2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1635.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Astronomia
Palavras Chave
Notícia