Texto da entrada (ID.1640)
Novo pastorisador
Por convite do intelligente industrial sr. Pereira Ornellas, fabricante de filtros para azeite e vinho, já conhecidos em todo o paiz e no estrangeiro, fomos hontem ás officinas d’aquelle senhor na rua do Caes do Tojo, 1 a 5, assistir á experiencia d’um novo «pastorisador» para vinhos, um apparelho elegante e bem combinado, cujos resultados obtidos são verdadeiramente excellentes.
O «p[a]storisador» em questão tem 3 caldeiras cylindricas de 1,26 [sic] de altura, assentes sobre bancos de ferro, achando-se n’uma d’ellas a fornalha ou fogareiro.
Duas das caldeiras, a que contém o calorifero e aquella onde entra o liquido, são de cobre e a caldeira que serve para refrescar o vinho é de ferro galvanisado.
O apparelho tem dois thermometros para marcar a temperatura e interiormente as caldeiras formam serpentinas duplas de cobre estanhado.
Este pastorisador é o primeiro que attinge a temperatura de 65 graus, sahindo o vinho com a temperatura com que entrou.
Segundo nos disse o sr. Ornellas, o aparelho vae para o Porto afim de trabalhar conjuntamente com o filtro do mesmo auctor, em uma das mais importantes casas d’aquella cidade.
O novo aparelho pastorisa 3,500 litros por dia.
Adiante publicamos um annuncio dos trabalhos que o sr. Ornellas produz nas suas officinas.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Novo pastorisador"
in Diário de Notícias
de 28 de Julho de 1900, nº. 12443, p. 2 (c. 9). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1640.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Indústria
Palavras Chave
Notícia