Texto da entrada (ID.1648)
Expedição á serra de Montesinho
É esperada no fim d’este mez em Bragança uma expedição de geologos, mineralogistas, medicos e caçadores que vae estudar a serra de Montesinho a expensas e por iniciativa da Sociedade de Geographia de Lisboa, debaixo do ponto de vista geologico, mineralogico, etnographico medicinal e venatorio, determinando quanto se possa a flora e a fauna d’aquella região, para o que já se acham encarregados diversos individuos conhecedores d’aquelles terrenos, que servirão de guias e de informadores á caravana lisbonense.
Aquella serra acha-se situada ao norte d’aquelle concelho e n’ella se comprehendem os termos dos povos das freguezias de França e Soutello, fronteiros do antigo reino de Leão, hoje provincia de Zamora; é abundante de caça, principalmente perdizes (veados e gamos durante o inverno), charrellas, coelhos, etc.; tem excellentes aguas potaveis e em enorme quantidade; tem jazigos antiquissimos e minas auriferas (?) porque no Sabor, rio que nasce dos seus flancos, costumam-se colher durante o estio palhetas de ouro puro; tem mattas apreciaveis em varios pontos de natureza alpestre; e criam-se, pela quantidade precisosa dos seus abundantes pastos, grandes fatos de gado caprino, cujas carnes são saborosissimas.
O solo, na sua maioria, é de formação granitica e calcarea.
É uma região que convém estudar com minudencia e cuidado, porque contém no seu seio e superficie productos apreciaveis debaixo de muitos pontos de vista.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Expedição á serra de Montesinho"
in Diário de Notícias
de 9 de Setembro de 1900, nº. 12486, p. 1 (c. 7). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1648.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciênias da Terra
Outros
Palavras Chave
Notícia