Texto da entrada (ID.1661)
(Retrato tirado no dia em que fez 85 annos)
Os lentes da Escola Polytechnica acabam de prestar uma bem merecida homenagem ao director d'aquelle estabelecimento, dr. Almeida e Albuquerque, que ha 60 annos rege a sua cadeira de economia politica na Escola.
Succedeu na regencia d'esta cadeira ao grande tribuno José Estevão Coelho Magalhães. O dr. Almeida e Albuquerque foi durante muitos annosdirector do Jornal do Commercio e companheiro de Alexandre Herculano, Mendes Leal, Latino Coelho, Andrade Corvo e tantos outros que já desappareceram do numero dos vivos, mas não da memoria dos homens.
Nasceu em Serpa a 2 de junho de 1819, entrou na Universidade e formou-se em 1844, propondo-se a alcançar desde então o logar de lente da Escola, o que conseguiu.
É hoje o decano dos jornalistas portuguezes, o bondoso velhinho que mesmo nos dias de tempestade, quando a agua cahe em grossas bategas e ha um temporal desfeito, não deixa de ir dar as suas lições tanto á Escola Polytechnica como ao Instituto Industrial, do qual foi director durante algum tempo.
Recto e justo, caracter de rija tempera, o dr. Almeida e Albuquerque é adorado pelos seus alumnos e por aquelles que hoje occupam grandes logares tanto nas letras, como na politica, nas artes e no militarismo e que forma seus discipulos na Escola Polytechnica.
Referência bibliográfica
n. id. - "Dr. Luiz D'Almeida e Albuquerque"
in Illustração Portugueza
de 8 de Agosto de 1904, nº. 40, p. 636 (col. 2 metade superior da página). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1661.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Outros
Personalidades
Palavras Chave
Notícia