Texto da entrada (ID.1662)

Dr. Rocha Peixoto
Suicidou-se por meio de enforcamento o dr. Rocha Peixoto, que foi um dos frandes ornamentos da universidade onde era lente da faculdade de mathematica desde 1875. Deixa alguns trabalhos notaveis sobre mathematica, alem d'uma oração de sapiencia, magnifica de forma, e que elle recitou no impedimento do decano da faculdade, em 1888.
Illustrado e excentrico, o dr. Rocha Peixoto succumbiu em virtude d'um desequilibrio nervoso mais a mais accentuado á medida que entrava na edade. Nascera em Ponte de Lima a 10 de junho de 1848 e formara-se na Universidade no anno de 1869, a 24 de julho. Foi durante alguns annos sub-director do Real Observatorio da Tapada d'Ajuda e representou na camara dos deputados o circulo de Vianna do Castello de 1871 a 1874.
O extinco deixa viuva, dois filhos e uma filha. O mais velho concluiu ha poucos dias o seu curso de direito e o mais novo deve entrar esta anno na Universidade.
O seu cadaver foi sepultado em Vianna do Castello no seu jazigo de familia.
Referência bibliográfica
assinado mas não legível - "Dr. Rocha Peixoto"
in Illustração Portugueza
de 8 de Agosto de 1904, nº. 40, p. 636 (col. 3 metade superior da página). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1662.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Matemática
Personalidades
Palavras Chave
Notícia