Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1672)

A constituição dos cometas

A proposito da volta de um d’estes astros, resumimos em seguida as explicações fornecidas pelo notavel astronomo francez, o abbade Moreux, e publicadas por uma das principaes revistas scientificas de França.

A verdadeira constituição dos cometas parece escapar á observação directa e os astronomos teem emittido a este respeito as hypotheses mais oppostas, considerando o nucleo dos cometas ora solido, ora gazoso.

Admittindo, como Schiaparelli, uma relação entre os cometas e as estrellas cadentes, é difficil não ver na massa cometaria uma nuvem de particulas solidas, analogas ás que compõem as estrellas cadentes e os bolidos. Isto quanto aos nucleos, pelo menos.

Não é facil calcular as dimensões d’essas particulas, que podem variar desde o tamanho de um grão de poeira até á de uma massa de alguns metros cubicos.

Sobre a origem d’estes corpos não estamos mais adeantados do que no tempo de Herschel. Não se passa de concepções apenas theoricas, que não resolvem o problema.

Seja como fôr, o que se entende é que essas particulas se acham separadas por grandes intervallos, sendo os nucleos cometarios formados por uma multidão de corpos solidos vogando á distancia de algumas centenas de metros uns dos outros, envolvidos em uma substancia gazosa, que fornece ao espectroscopio uma imagem analoga á dos hydrocarbonetos. Sob a influencia do Sol e por um processo de ordem electrica talvez, este involucro torna-se luminoso e phosphorescente.

Só por meio d’esta hypothese de uma larga disseminação dos materiaes solidos do nucleo se podem explicar certos factos bem observados hoje, por exemplo, a visibilidade, sem perda sensivel de brilho, e sem refracção apreciavel, das estrellas, mesmo as de mais fraca luz, atravez da nebulosa dos cometas.

Se se tratasse de uma massa gazosa continua, como faz notar recentemente Burns, a refracção e a absorpção seriam apreciaveis, cousa de que os cometas até aqui ainda não deram signaes, o que favorece a idéa da existencia de partículas solidas disseminadas.


Referência bibliográfica

[n.d.] - "A constituição dos cometas" in Diário de Notícias de 27 de Janeiro de 1910, nº. 15878, p. 1 (c. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1672.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Adaptação Internacional

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Astronomia

Palavras Chave


Notícia