Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1674)

Cometas

Cezimbra, 24. – Ha 3 ou 4 dias que se tem visto aqui, pelas 6 horas da tarde, para o lado do poente, uma estrella de enorme cauda que uns dizem ser o cometa Halley e o cometa Drake.

Todos os dias são avidamente procuradas noticias que digam respeito ao cometa.

Ainda muitos se lembram da «historia» do Biella e por isso se riem das diversas e desconhecidas previsões sobre o Halley.

-----

Louzã, 25. – O cometa de Halley, de cauda bastadte [sic] luminosa, foi aqui visto tambem a olho nú. Posto o sol pareceu cair lentamente para o occidente até que se sumiu na linha do horisonte.

-----

Caminha, 24. – Cêrca das 7 horas da tarde de hontem, foi visto a oeste e á direita de «Venus» um cometa cuja cauda luminosa caia perpendicularmente sobre a linha do horisonte.

O espectaculo que era surprehendente, fôi presenceado por innumeras pessoas que para os pontos mais desafogados se dirigiram devidamente munidos de oculos e binoculos.

-----

Torres Novas, 24. – Grande o numero de pessoas teem ido para os sitios mais elevados a fim de verem o cometa, hevendo [sic] muitas pessoas que o teem logrado.

-----

Cintra, 26. – Ha dias já que os habitantes mais curiosos de Cintra, andam procurando de nariz no ar o cometa, sem que lograssem satisfazer a sua curiosidade, devido ao ceu se apresentar nublado á hora em que podia ser visivel o phenomeno.

Porém, hoje, apesar do mau aspecto do firmamento, as densas nuvens deixaram a descoberto ao poente, uma facha de ceu, onde se divisou ás 6,15 o cometa de Halley ou Drake pois temos visto os nossos collegas das provincias dar-lhe um ou outro nome sem que se dissesse positivamente qual é o que se vê todas as noites.

Descoberta a presença do cometa á vista, ao poente, saiu a novidade da loja de barbeiro e cabelleireiro Pires, do largo da Rainha D. Amelia, que o viu da janella trazeira da loja, e num momento a loja estava cheia, não logrando a maior parte dos que ali acorreram satisfazer a curiosidade por que ás 6,45 apenas se via um ligeiro rasto luminoso, a cauda, que em breves minutos desappareceu, logrando ainda vel-o os que correram a varios pontos donde se descobre o poente.

Ámanhã, pelo que temos ouvido, se o tempo o permittir, das 6 ás 7 da tarde, deve a villa apresentar aspecto pouco vulgar, pois todos os curiosos se propõem munir-se de oculos e binoculos para vêr o falado astro.

-----

Runa, 26. – Foi hoje avistado aqui o cometa ás 6.10’ da tarde.


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Cometas" in Diário de Notícias de 27 de Janeiro de 1910, nº. 15878 , p. 2 (c. 4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1674.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Notícia Original

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Astronomia

Outros
Palavras Chave


Notícia