Texto da entrada (ID.1675)
Academia de Sciencias de Portugal
(…) – O cometa de Halley – (…)
Reuniu hontem a Academia, sob a presidencia do sr. general Schiappa Monteiro, secretariado pelos srs. Antonio Cabreira e Julio Augusto Ferreira.
(…)
O sr. Antonio Cabreira trata do cometa de Halley e da probabilidade da sua cauda produzir qualquer perturbação meteorologica pelo facto de as condições da nossa atmosphera se resentirem [sic] da presença dos elementos trazidos por essa cauda, attendendo a que o astro passa talvez agora mais proximo da Terra do que das outras vezes que se tem cruzado com ella. Lamenta não ver presente o sr. Melo [sic] e Simas, a quem desejaria ouvir sobre o assumpto.
O sr. Carlos de Mello entende que tal perturbação não é possivel, desde que toda a materia que constitue [sic] a cauda, apesar de occupar uma área de milhões de kilometros, se pode condensar n’uma casca de noz. Propõe, o que é approvado, que o sr. Mello e Simas realise uma conferencia para esclarecer o publico sobre a theoria e effeitos dos cometas, cuja apparição desperta sempre receios infundados. (…).
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Academia de Sciencias de Portugal / (…) – O cometa de Halley – (…)"
in Diário de Notícias
de 27 de Janeiro de 1910, nº. 15878, p. 3 (c. 1). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1675.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Astronomia
Associação/Sociedade
Educação Cientifica
Palavras Chave
Notícia