Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1680)

Um novo planeta! – Sua formação no globo terrestre – A marcha do cometa attrahe uma grande massa da população

ÁMANHÃ DAS 8 PARA AS 9 HORAS da manhã, começará a ser visivel em Lisboa um dos mais celebres e extraordinarios planetas, cuja formação se origina na terra e cujo esplendor e brilho se transmitte á distancia de milhares de leguas.

Os mais afamados astronomos o denominam Gae, do nome do ponto onde elle tem a sua gravitação, e em cujos habitantes exerce a mais poderosa acção attractiva, que d’elle se approximam com a mais completa confiança e enthusiasmo, porque, longe de ser inoffensivo, o seu poder illuminante é fonte de innumeros beneficios.

Para observar perfeitamente o extraordinario phenomeno, o ponto escolhido deve ser os Grandes Armazens do Chiado, onde a mais phenomenal e assombrosa liquidação de artigos de inverno e a venda de saldos sensacionais é o unico facto que poderá diminuir, senão augmentar, o esplendor do phenomeno.


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Um novo planeta! – Sua formação no globo terrestre – A marcha do cometa attrahe uma grande massa da população" in Diário de Notícias de 30 de Janeiro de 1910, nº. 15881, p. 2 (c. 4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1680.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Astronomia

Outros
Palavras Chave


Notícia