Cometas
Recebemos a seguinte carta:
Sr. Redactor. – Submetto á critica do Diario e de seus leitores, no caso da redacção achar novidade, os seguintes dados historicos:
«Aproximadamente no anno de 135 antes de Christo, quando nasceu Mathridates, dois grandes cometas foram vistos «juntos» pelo espaço de 72 dias e o seu esplendor excedeu o brilho do sol ao meio dia e occupou a quarta parte do firmamento. – Justino».
Parece-me não haver duvida agora que a data de 135, antes de Christo, corresponde ao apparecimento do cometa de Halley, 26 vezes antes do actual.
O apparecimento de um outro brilhante cometa, n’este anno corrente, dá interesse grande a este dado historico. Quem sabe? Quem sabe se vamos ter o sol de noite. De V., etc. – Jacintho Gago.»
Quer-nos parecer que, não sendo de uma exactidão absoluta os periodos em que costuma apparecer o referido cometa, e, sendo muito grande o numero d’estes astros dispersos pelo firmamento, poderia não se tratar, na citação transcripta, do conhecido cometa de Halley, o que, aliás, era possivel.
-----
Fanhões, 29. – Tambem cá tem sido observado o cometa de Drake.
Hontem, não obstante haver bastantes nuvens, foi a sua cauda bastante visivel das 6,15 ás 6,45.
Aqui tambem ha gente de espirito fraco, que já vae chorando por conta do dia 24 de maio, ao passo que outros levam a coisa para o lado humoristico.
Condeixa, 28 – Bastantes são as pessoas, de alguns logares d’este concelho, que, verdadeiramente aterrorisadas, propalam que o mundo acaba para março.
Como hoje, uma outra pessoa nos disse que no seu logar se espalha findar o mundo, mas para maio; estamos convencidos que taes boatos são fundados na apparição do annunciado cometa, que, segundo dizem os entendidos no assumpto, deverá ser visto n’aquelles mezes.
Era obra de caridade, as pessoas illustradas, residentes n’aquelles logares ou proximo, fazerem ver a tal gente que o «fim do mundo», attendendo aos bons petiscos que proporciona aos seus freguezes, não deve metter medo a ninguem.
Alverca, 29 – Tem sido observado por muitas pessoas o sensacional phenomeno, que tanto nos traz preocupados.