Texto da entrada (ID.1690)
O couraçado "Minas Geraes"
Deixou já o porto de Ponta Delgada, o novo couraçado da marinha brasileira «Minas Geares» e que ali havia aportado para se abastecer de carvão, seguindo viagem para a America do Norte.
O «Minas Geraes» é o mais poderoso «dreadnought» sob o ponto de vista de armamento porque possue como artilharia de grande calibre, 12 peças de 12 polegadas e como artilharia ligeira 22 peças de 4 polegadas.
O valor de ataque do «Minas Geraes» é ainda notavel pelo poder defensivo resultante da sua couraça, cuja disposição é de vantagens incontestaveis. Desloca 19.281 tonelladas e as 18 caldeiras que possue podem desenvolver uma força de 23.500 cavallos. É munido de machinas alternativas de triple expansão, o que lhe permitte regular exactamente o numero de rotação, e por consequencia, a sua velocidade, que attinge 21 nós.
Este couraçado tem 152,40 metros de comprimento entre perpendicular e a quilha mede 150 metros; tem 26 metros de largura e pode metter nos porões duas a tres mil cento e sessenta tonelladas de carvão.
O estado-maior do «Minas Geraes» compõe-se de trinta e seis officiaes, trinta e oito engenheiros machanicos [sic], trinta e um officiaes inferiores, quatrocentos e oitenta praças de marinhagem e duzentos e vinte e dois chegadores.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "O couraçado "Minas Geraes""
in Diário de Notícias
de 17 de Fevereiro de 1910, nº. 15898, p. 3 (c. 2 (com fotografia: c. 2-3)). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1690.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Indústria
Sistema de Transporte
Palavras Chave
Notícia