Texto da entrada (ID.171)
O intendente de pecuária do districto de Braga, snr. Leonel Carmona, fez quinta-feira passada, naquella eschola, actualmente em Barcellos, uma conferencia sobre a febre carbunculosa.
O illustre conferente, entrado no assumpto, passou a descrever as varias formas por que se apresenta aquelle terrível mal, n’algumas das quaes a medicina é impotente e em outras quassi nula. Indicou os symptomas e as medidas de policia sanitária para impedir a alastração do mal como a medicina não pode combater a doença nos animaes atacados, a única cousa que há a fazer é vaccina-los, tendo o cuidado de não fazer essa operação na occasião em que a epidemia grasee, nem em logares onde ella aja já grassado.
Explicou como se faz a vaccina no gado [lanígero], no bovino e nos [solípedes] e chamou a attenção para o cuidado que devem ter as pessoas incumbidas de tratar animaes doentes para não se lhes transmittir o mal.
Declarou não lhe constar que tenha havido n’aquelle districto qualquer caso de febre carbunulosa, por isso não aconselhava a vaccina.
A conferencia, que se prolongou por uma hora, assistiram grande numero de alunnos e pessoas gradas da villa.
…
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Eschola Agricola «Maria Christina»"
in Commercio do Porto
de 12 de Fevereiro de 1905, nº. 37. Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=171.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Agricultura
Palavras Chave
Notícia