Texto da entrada (ID.1719)
Invento portuguez
Filtros para azeite
A convite do industrial sr. Pereira Ornellas assistimos hontem no Barreiro, nos armazens dos srs. Fernandes & Lopes, ás experiencias de um novo filtro para azeite, que obteve superior exito, ao que o mesmo infatigavel industrial alcançou com os filtros para vinho.
O novo apparelho, que tem de capacidade 1.20 e está assente sobre um cavalete de 3 metros de altura, pode filtrar 1.200 litros de azeite em 12 horas, saindo n’este praso de tempo completamente clarificado e brilhante, como tivemos occasião de vêr, o que o colloca muito superior aos estrangeiros, que são muito mais dispendiosos, e não produzem tão salutares effeitos, como a completa extracção de margarina.
O sr. Ornellas, que foi muito felicitado, tem gasto a sua saude e recursos, com taes inventos, para que a industria nacional se devu [sic] nobilitar por tal acto, assim como com os filtros do vinho, para cuja experiencia ns [sic] secção respectiva chamamos a attenção de todos os interessados.
O util e hygienico filtro possue 22 camaras, com outras tantas telas de tecido especial, por onde passa o azeite filtrado, previamente corrido por dois depositos, um dos quaes contém a agua e o outro o azeite em banho «maria».
Emfim [sic] as experiencias de hontem deram o mais benefico resultado, como tivemos occasião de verificar.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Invento portuguez"
in Diário de Notícias
de 11 de Março de 1910, nº. 15920, p. 3 (c. 4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1719.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Agricultura
Indústria
Palavras Chave
Notícia