Texto da entrada (ID.1721)
FILTROS “Ornellas”
COMO esclarecimento para os vinicultores e negociantes de vinhos, devo dizer-lhes que na adopção do meu filtro ao tratamento do vinho, não ha só a conveniencia de obterem rendimento e brilho, na occasião da filtração, mas tambem a de terem um filtro, em que a espessura filtrante, que o vinho tem de atravessar é maior que em nenhum outro systema.
Em 1895, tendo um deposito de vinhos engarrafados, na rua do Alecrim, fiz uso dos systemas de filtros allemães e francezes, encontrando em todos grandes desvantagens, sendo a mais importante a da falta de espessura filtrante, que obsorvesse [sic] os germens fermentesciveis, contidos nos vinhos. Quando estes tinham maior percentagenm [sic] turvavam depois da filtração, ainda com mais d’aquelles germens. Foi assim que estudei o meu filtro, dando-lhe 6 espessuras dos outros e conseguindo pôl-o na vanguarda d’elles. Hoje após varios melhormentos, é um filtro duplo, isto é, faz simultaneamente 2 filtrações, deixando o vinho completamente isento de todos [sic] as materias nocivas e evitando o excesso de collagens.
Ultimamente, inventei filtros para azeite, com que se consegue dar a este liquido inteiro brilho, extraindo-lhe completamente a margarina.
Dão-se [t]odos os esclarecimentos sobre os meus filtros nos escriptorios de
Ornellas & C.ª
Rua de Serpa Pinto, 48, sobre-loja
Referência bibliográfica
[n.d.] - "FILTROS “Ornellas”"
in Diário de Notícias
de 12 de Março de 1910, nº. 15921, p. 4 (c. 8). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1721.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Indústria
Outros
Palavras Chave
Notícia