Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1724)

A 1.ª visita da Academia de Estudos Livres á Escola Polytechnica

Realisou-se hontem esta visita com assistencia superior a 200 pessoas. Foi uma interessante lição scientifica, que agradou extraordinariamente. Aos amigos da instrucção não deve passar despercebido este facto. Pela primeira vez n’este paiz uma associação popular foi recebida n’um dos primeiros estabelecimentos scientificos, cujo corpo docente não desdenhou de trazer aos assistentes o seu saber. Põe-se em pratica assim o ideal da «extensão universitaria», levando ao amago de todas as camadas sociaes as descobertas da sciencia. É consolador ver que as idéas modernas sobre educação popular vão fazendo o seu caminho. O exemplo ha de fructificar e a Academia de Estudos Livres ha de ir vendo successivamente abrindo-se todos os templos da sciencia e da arte deante da sua corajosa iniciativa.

A visita ao observatorio metereologico

Os socios da Academia foram recebidos n’esta dependencia da Escola pelo sr engenheiro e professor Ferrugento Gonçalves. Viram primeiro a casa onde existem os apparelhos para o estudo do magnetismo terrestre. O uso d’estes apparelhos está completamente perdido por causa da influencia das correntes electricas, que perto passam nos cabos de tracção da Companhia Carris de Ferro.

N’esta casa ha um curioso apparelho, que dá signal de todos os abalos de terra.

Subindo ao 1.º andar os visitantes entraram n’uma sala, onde, sobre uma mesa, estavam expostos todos os apparelhos empregados nos postos metereologicos. Aqui o sr. Ferrugento Gonçalves fez uma erudita prelecção, explicando minuciosamente a organisação dos serviços metereologicos e descrevendo todos os apparelhos registradores. Mostrou tambem um modelo de papagaio e os apparelhos registradores, que se empregam, quando se fazem subir os papagaios ás altas regiões da athmosphera [sic].

Os visitantes percorreram depois todo o edificio, vendo a funccionar os apparelhos descuples pelo illustre professor. Subiram tambem á elevada torre, onde estão installados o anemometro para registar a velocidade do vento, o apparelho para se medir a velocidade das nuvens, os thermometros de maxima e minima, etc., etc.

Visita ao laqoratorio [sic] de chimica – Uma lição pelo sr. conselheiro Achilles Machado

Visitou-se a seguir o vasto laboratorio de chimica, onde os preparadores deram obsequiosamente todas as explicações pedidas.

Os visitantes oceuparam [sic] depois o amphitheatro da aula, enchendo literalmente todas as bancadas.

Feito silencio, o professor sr. conselheiro Achilles Machado saudou em nome do sr. director da Escola os socios da Academia, agradecendo-lhe a honra da visita.

Fez, de seguida, uma curiosissima lição de chimica, que versou principalmente sobre as propriedades do hydrogenio e oxigenio, sobre os phenomenos da oxidação e combustão, apresentando lindissimas e sensacionaes experiencias.

Entre ellas impressionaram em extremo o auditorio a congelação do mercurio pelo anydrido carbonico solido a uma temperatura de 40 graus abaixo de zero, a combustão expontanea d’um pedaço de papel previamente passado por agua contendo phosphoro, a combustão do phosphoro debaixo d’agua, etc., etc.

Na ala de physica – Conferencia pelo professor sr. Innocencio Camacho

Da aula de chimica passaram os visitantes á de physica, enchendo tambem por completo todas as bancadas.

O sr. Camacho principiou a sua substanciosa conferencia, renovando as saudações aos assistentes do ex.mo sr. director da Escola.

Tratou em seguida dos phenomenos da irradiação da luz. Descrevendo o espectro solar notou a existencia das maravilhosas irradiações ultra-vermelhas e ultra-roxas, que já trouxeram para o dominio da sciencia, entre outras, a famosa descoberta dos Raios X. A nossa vista não percebe essas radiações, como o ouvido não percebe as vibrações sonoras, agudas e baixas, além d’um certo limite; os orgãos não estão organisados para estes extremos.

Passou depois o illustre conferente a exemplificar com notaveis experiencias nos tubos e balões de Crookes a existencia dos raios cathodicos. Recebidos estes n’um alvo especial os assistentes viram as curiosas propriedades dos Raios X.

No intervallo das experiencias o sr. Camacho ia pondo o auditorio ao facto das ultimas conquistas scientificas sobre assumpto tão interessante, descrevia a historia da descoberta dos Raios X pelo grande physico dinamarquez Roegten, fazia notar a estreita relação entre os phenomenos da irradiação e os da telepatia.

Finda a magnifica lição, os assistentes percorreram todo o laboratorio de physisca, acompanhados solicitamente pelo sr. Camacho.

E assim findou a primeira visita da Academia a tão importante estabelecimento, a que se seguirão outras duas visitas, sendo a seguinte aos museus e jardim botanico e a ultima ao observatorio astronomico.

Todos os visitantes sairam penhoradissimos pela forma como foram recebidos pelos illustres professores srs. Ferrugento Gonçalves, conselheiro Achilles Machado e Innocencio Camacho e pelos preparadores e pessoal dos laboratorios. Por todos foram attendidos nas suas perguntas e tratados com a mais captivante gentileza.

A Academia de Estudos Livres está tambem muito grata ao sr. conselho [sic] Pina Vidal e ao professor sr. dr. Bettencourt Ferreira, que lhe preparam tão carinhosamente uma das visitas mais notaveis de quantas tem realisado a mesma collectividade.

(…).


Referência bibliográfica

[n.d.] - "A 1.ª visita da Academia de Estudos Livres á Escola Polytechnica" in Diário de Notícias de 14 de Março de 1910, nº. 15923, p. 3 (c. 5). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1724.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Notícia Original

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Ciências da Natureza

Associação/Sociedade
Viagem/Expedição
Popularização da Ciência
Educação Cientifica
Outros
Palavras Chave


Notícia