Texto da entrada (ID.1729)
Crónica Literária
(…)
O Rádio e a Pedra Filosofal, por F. Rizzatti, versão do italiano de António Barradas, com um apêndice bibliográfico e gravuras. – 1910, Pôrto, Livraria Moderna, editora. 101 pág. 100 reis.
A observação, feita há anos por William Ramsay, de que o rádio se transforma noutro corpo simples, o hélio, é facto conhecido.
Este descobrimento sugeriu conjecturas de extraordinário alcance. A transformação de vis metais em metais preciosos, isto é, o sonho dos alquimistas, que a ciência moderna nunca tomou a sério, poderá tornar-se realidade?
Como o problema interessou todo o mundo culto, o sábio químico italiano Ferrucio Rizzatti julgou oportuno fazer e publicar a história do rádio, e expôr as antigas e modernas teorias, de cujo confronto é licito antever-se a mais extraordinária revolução nas ciências fisico-naturais.
Essa história e essa exposição constituem o presente voluminho, a cujo valor científico acresce o valor da tradução portuguesa, inteligente, conscienciosa e… exemplar.
Exemplar principalmente, quanto á correcção das fórmas da linguagem.
É tão raro deparar-se-nos tradutor de tal craveira, que quase todos os tradutores portugueses podem tirar dali salutaríssima lição.
Tradutores e escrevedores…
(…)
CEDEF.
Referência bibliográfica
CEDEF - "Crónica Literária"
in Diário de Notícias
de 19 de Março de 1910, nº. 15928, p. 3 (c. 2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1729.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciências da Natureza
Publicação Cientifica
Palavras Chave
Notícia