Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1731)

Plano geral de educação physica

Já iniciou os seus trabalhos da commissão a quem incumbiu a missão de elaborar um plano geral de educação physica. A idéa partiu da secção permanente do conselho superior de instrucção publica que, em sua consulta de 13 de maio do anno findo, do qual foi relator o sr. general Moraes Sarmento, sustentou que, assim como a cultura do espirito está subordinada a regras determinadas, que se não illudem nem offendem sem o grave risco para o adequado desenvolvimento e robustecimento da intelligencia, tal qual succede á cultura do caracter, que soffre nefastas avarias quando os processos adoptados para o aprimorar são erroneos ou deficientes, assim occorre egualmente que a cultura physica deixa de ser salutar, quando submettida a processos e alternativas, que quebrem e perturbem por esforços anormaes, e por assim dizer abruptos, o desenvolvimento gradual e methodico do organismo, fazendo com que os defeitos innatos e os adquiridos se tornem irremediaveis.

Porque a gymnastica é, indubitavelmente, um agente efficacissimo do desenvolvimento, não só physico, mas intellectual e moral do homem, como o provam as experiencias realisadas nos laboratorios da physiologia moderna e pratica das escolas mais perfeitas da Inglaterra, dos Estados Unidos, os actos passados nos gymnasios e campos de jogos, tanto representam uma vantagem physiologica como um aperfeiçoamento psychologico.

Esta a razão principal por que só poderá ser considerado convenientemente resolvido, em qualquer paiz, o problema da implantação do ensino da gymnastica, quando estudado simultaneamente sob os pontos de vista hygienico, anatomico, physiologico e pedagogico.

Orientado nesta ordem de idéas, resolveu o governo, em portaria de 2 de março corrente, incumbir a uma commissão especial a elaboração de um plano geral de educação physica, apropriado ás condições da raça portugueza e destinado a unificar o processos a adoptar nas escolas, na armada, no exercito e nas sociedades civis de gymnastica, que acceitem esse trabalho.

D’essa commissão fazem parte, portanto, delegados dos ministerios do reino, marinha, guerra e obras publicas, e membros das direcções de sociedades civis de gymnastica, accumullando estas representações com a de cultores auctorisados das sciencias medicas, de pedagogos praticantes, ou de instructores de gymnastica de merito reconhecido.

A commissão reuniu-se, pela primeira vez, em uma das salas do ministerio do reino, no dia 14 do corrente, mas adiou então a iniciação dos seus trabalhos por haverem faltado alguns dos seus membros.

No sabbado, sob a presidencia do sr. general Moraes Sarmento, voltou a reunir-se a commissão da Sociedade de Geographia (…).

O presidente expoz o estado da questão, que julgou poder synthetisar nos dois seguintes quesitos:

1.º – Quaes os aperfeiçoamentos e correcções physicas e psychicas que convém promover pela cultura physica, a fim de conseguir o melhoramento da raça portugueza? 2.º – Quaes os processos praticos para conseguir este resultado?

Estes themas foram superiormente ventilados pelos membros presentes, sendo unicamente resolvido, por proposta do sr. dr. Francisco Gentil, que uma sub-commissão composta dos srs. drs. Silva Telles, Kopke e Saccadura ficasse incumbida de estudar e propôr o que julgar conveniente ácerca da doutrina consignada no 1.º quesito, ficando a resolução do segundo adiada até que sejam conhecidos os trabalhos da sub-commissão indicada.

Apraz-nos que o importante problema de rejuvenescimento physico da nossa raça houvesse sido posto nos termos scientificamente elevados que ficam descriptos, muito tendo a esperar o paiz dos trabalhos da commissão, se ella souber corresponder á justa reputação de que gosam os seus membros.

Antes de terminar podemos affirmar serem absolutamente destituidos de fundamento quaesquer propositos attribuidos á commissão e alheios ao fim que lhe foi incumbido no diploma da sua nomeação, que é o de elaborar um plano geral de educação physica destinado a unificar os processos a adoptar nas escolas, na armada e no exercito, bem como nas sociedades civis de gymnastica que venham a adherir ao trabalho effectuado.


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Plano geral de educação physica" in Diário de Notícias de 21 de Março de 1910, nº. 15930, p. 1 (c. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1731.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Transcrição

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema

Outros
Palavras Chave


Notícia