O africanista sr. Albert [sic] Bertrand
A sua proxima conferencia na Sociedade de Geographia – Do territorio dos Basutos ao alto Zambeze [–] Uma travessia interessante
Já se encontra em Lisboa o grande africanista suisso sr. Alfred Bertrand, que, como o Diario de Noticias em tempo noticiou, acaba de realisar uma longa viagem no sul d’Africa e se propõe fazer na Sociedade de Geographia uma conferencia sobre o assumpto, a qual por todos os titulos deve ser devéras interessante.
O sr. Alfred Bertrand, antigo presidente da Sociedade de Geographia de Genebra, socio honorario e correspondente das Sociedades de Geographia de Londres, de Liège e de Lisboa, é uma figura extremamente sympathica, grande barba castanha, olhar vivo e prescrutador, de bello aspecto, emfim [sic], não aparentando quaesquer abalos que na saude geralmente produzem as largas permanencias no interior d’Africa.
O sr. Bertrand, com quem estivemos alguns momentos, e que acompanhado de sua esposa, madame Alice Bertrand, se acha hospedado no Hotel Braganza, falou-nos com o maior enthusiasmo das maravilhas que tem encontrado nas suas successivas viagens, não só em Africa, mas tambem nas duas que realisou á volta do mundo, a primeira emprehendida em 1875 e a segunda em 1907.
Disse-nos o illustre africanista, que em 1908, por occasião do Congresso de Geographia em Genebra, ali travara relações com os delegados portuguezes, srs. conselheiros Roma du Bocage e Ernesto de Vasconcellos, e ali mesmo se assentara que na sua primeira visita á nossa capital faria uma conferencia na Sociedade de Geographia.
Effectivamente, diz-nos o sr. Bertrand a promettida conferencia deve realisar-se provavelmente no dia 4 de abril proximo e occupar-me-hei especialmente da travessia, que acompanhado de minha esposa, fiz a cavallo desde Basutoland até ao paiz do Barotze, no alto Zambeze.
O sr. Bertrand descreve-nos enthusiasticamente os encantos e o imprevisto da grande travessia, contando-nos ainda alguns episodios das explorações por elle realisadas em 1885, em 1899 no sul do Zambeze, a ultima em 1908 e ainda algumas peripecias de uma interessante viagem ao Hymalaya e Cachemira.
Além de um africanista notavel, o sr. Alfred Bertrand é tambem um escriptor muito apreciado, sendo deveras interessantes os seus livros de viagens, um d’elles editado pela casa Hachette, de Paris, e outros por diversas casas editoras de Genebra.
A conferencia annunciada que está despertando vivo interesse, será minuciosamente pormenorisada com exhibição de grande numero de photographias que serão apresentadas por meio de projecções luminosas.
[NOTA - A conferência anunciada foi alvo de notícia na edição n.º 15941 do Diário de Notícias, de 2 de Abril (p. 2, c. 7)]
[n.d.] - "O africanista sr. Albert [sic] Bertrand"
in Diário de Notícias
de 27 de Março de 1910, nº. 15935, p. 2 (c. 2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1735.