Sociedade Scientifica de Lisboa
Conferencia do sr. Eduardo de Bethencourt Ferreira sobre «A producção mundial da hulha e a extincção dos jazigos carboniferos»
Realisou-se ante-hontem, no Atheneu Commercial, conforme noticiámos, perante selecta assistencia, a conferencia do secretario d’esta prestimosa agremiação, o sr. Eduardo de Bethenconrt [sic] Ferreira, que fez a leitura do seu substancioso relatorio sobre «A producção mundial da hulha e a extincção dos jazigos carboniferos».
Presidiu á sessão o sr. dr. Ferreira Ribeiro que em breves palavras apresentou o conferente e annunciou o assumpto da memoria que a assistencia iria apreciar.
Começando a sua conferencia, o sr. E. de Bethencourt Ferreira, disse dividir o seu trabalho em tres partes: na primeira apresentaria a questão tal como presentemente tem sido considerada, analysando quaes as restantes energias naturaes actualmente em concorrencia com a hulha e quaes as que de futuro viriam a substituir o carvão de pedra como fonte originaria de energia aproveitavel; na segunda parte occupar-se-ha da producção mundial dos principaes paizes carboniferos, apresentando as estatisticas referentes a essa producção desde 1850 até ao presente, completadas pelo quadro dos paizes importadores do carvão, e terminando por verificar o augmento annual medio da extracção mundial, que em toda a parte tem progredido extraordinariamente; finalmente na terceira e ultima parte, tratará dos recursos hulheiros do globo, qual a superficie total dos terrenos carboniferos, quantos os annos que levará a consumirem-se essas reservas; – por ultimo, apresentará as consequencias reaes da extincção das bacias hulheiras, quer sob o ponto de vista economico e industrial, quer sob o ponto de vista social, mostrando como essa questão pode por si conduzir-nos á regularisação do poder productivo e fabril mundial e como para o futuro, o homem, auxiliado pela sciencia, chegará a captar, em seu proveito, antes de acabadas as reservas de carvão, as immensas energias naturaes de que é unico senhor.
Todas estas partes do substancioso trabalho foram desenvolvidas com o maior interesse e proficiencia, apresentando o conferente numerosas estatisticas de producção e consumo, dados, informações e outros factos de importancia ligados com a producção do carvão de pedra nos Estados-Unidos da America, Inglaterra, Allemanha, França, etc., etc., terminando por accentuar quaes as reservas totaes do globo em carvão de pedra, segundo os melhores e mais modernos relatorios das diversas commissões carvoeiras dos differentes paizes hulheiros, qual a maneira de melhor utilizar o precioso combustivel que é a hulha nas machinas e outros apparelhos em que é applicada, (a fim de ahi se obter maior e mais economica percentagem de rendimento util), e, finalmente, que conjunto de condições é necessario reunir-se para diminuir as necessidades da extracção da hulha, sem prejuizo do industrial, tendentes a retardar o esgotamento total dos terrenos carb[o]nos[os] até que o homem consiga applicar economicamente a energia hydrica, nas suas multiplas formas, a energia do vento, e depois a mais importante e mais consideravel de todas: – a «energia intra-atomica», aquella cuja captação ha de levar, em seculos futuros, a humanidade á realisação das suas supremas ambições e dos seus mais decantados ideaes de conforto, economia e commodidade.
Ao terminar, o conferente foi alvo por parte da assistencia de calorosa manifestação de sympathia e apreço pelo seu importantissimo trabalho, que a todos impressionou vivamente pelo conceito, pela forma e pelo estudo disvelado [sic] da questão.
O sr. presidente agradeceu á direcção do Atheneu Commercial a gentileza da cedencia da sua sala para a conferencia.
[NOTA - A realização do evento foi anunciada na edição n.º 15940 do Diário de Notícias, de 1 de Abril (p. 4, c. 8)]