Texto da entrada (ID.1789)
Crónica Literária
(…)
Effeitos do terremoto de 1755 nas construcções de Lisboa; por Francisco Luis Pereira de Sousa, Capitão de Engenharia. – 1909, Lisboa. 222 pag.
O autor é um considerado geólogo, cuja competencia estava já atestada em vários estudos scientificos sôbre a constituição do solo de várias regiões nossas; e é precisamente nesses estudos que êle baseou ainda o notável trabalho que noticiamos. Deu-se á interesante tarefa de estudar os terrenos, em que o terremoto produziu mais ruinas, e aqueles em que menos se fez sentir, chegando á conclusão documentada de que, em geral, resistiram ao terremoto as construcções assentes sôbre calcáreos e marnas, basalto e grés do terciário, e ainda as assentes em bancadas de argila terciária; tendo ficado geralmente destruidas, ou quase, as assentes em areias e aluviões, como o Convento da Anunciada.
Do que tudo se im[f]ere que, antes de se fazer qualquer construção em Lisboa, é necessário fazer sondagens e exercer rigorosa fiscalização nos caboucos dos prédios que se vão construir.
E donde também se imfere [sic] que os estudos de sismologia têm menos interesse prático, que o estudo das consequencias dos abalos sismicos, como judiciosamente observou o Sr. Pereira de Sousa.
(…)
CEDEF.
Referência bibliográfica
CEDEF - "Crónica Literária"
in Diário de Notícias
de 25 de Abril de 1910, nº. 15964, p. 3 (c. 2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1789.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciênias da Terra
Outros
Palavras Chave
Notícia