Texto da entrada (ID.1792)
O COMETA DE HALLEY
FOI O SABIO DR. EDWIN ELSEWORTH que encontrou a formula d’este poderoso antidoto dos gazes que entram na composição do cometa de Halley. As sociedades scientificas de maior renome do mundo tomaram previo conhecimento da descoberta do eminente professor, e foi unanime o parecer que emitiram, reconhecendo o alto valor scientifico da communicação do dr. Edwin.
Não sendo possivel precisar, dada a divergencia das opiniões mais auctorisadas, quaes os pontos do globo em que os effeitos nocivos da approximação do cometa de Halley deverão fazer-se sentir, foi aconselhado o uso universal, d’este antidoto. Todos devem prevenir-se com a sua acquisição, e o seu emprego, absolutamente inoffensivo, deve começar antes que o nosso systema respiratorio denuncie a penetração dos gazes de Halley na atmosphera.
O dr. Edwin Elseworth entregou a vulgarisação da sua formula a uma importante companhia que nomeou seu depositario exclusivo para a venda do Anti-Halley em Portugal o sr. M. L. de Mello, largo de S. Julião n.º 12, 1.º d’esta cidade. Veja-se o annuncio publicado na respectiva secção.
[NOTA - O anúncio referido pode ser visto na pág. 4 do mesmo jornal]
Referência bibliográfica
[n.d.] - "O COMETA DE HALLEY"
in Diário de Notícias
de 27 de Abril de 1910, nº. 15966, p. 3 (c. 1). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1792.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Astronomia
Outros
Palavras Chave
Notícia