Texto da entrada (ID.1801)
Crónica Literária
(…)
As Chuvas em Portugal, apontamentos de Meteorologia agricola, por Filippe Eduardo de Almeida Figueiredo, lente do Instituto Agricola. – 1910, Lisboa, 49 pág.
A Agronomia e as ciencias correlativas têm, há muito, no sr. Filipe de Figueiredo, um dos mais prestimosos e autorizados profissionais. Devemos-lhe numerosas publicações sôbre Botânica, Microscopia, Fisica Agricola, Climatologia, Zootecnia, Patologia vegetal, etc.; e esta monografia sôbre as chuvas em Portugal vem chamar a atenção dos cientistas e dos agricultores para algumas das mais interessantes questões meteorológicas, relacionadas com a Agronomia.
Começando por estudar a evaporação e humidade atmosférica em Portugal, compara a pluviosidade média em o nosso país com a de outras regiões da Peninsula, vendo-se que só a Galiza e a vertente cantábrica nos excedem sob êsse ponto de vista. Apresenta-nos depois interessantes tabelas sôbre a quantidade das chuvas nos diversos distritos do reino; discorre sôbre a acção das chuvas no solo e nas plantas, e ministra-nos outros muitos e proficuos esclarecimentos, sôbre a constituição da água pluvial, a quantidade de azote [sic] que as chuvas transmitem ao solo, etc.
Valiosa contribuição pois para o progresso das ciências agronómicas, e, portanto, para o desenvolvimento da nossa riqueza agrícola.
(…)
CEDEF.
Referência bibliográfica
CEDEF - "Crónica Literária"
in Diário de Notícias
de 1 de Maio de 1910, nº. 15970, p. 7 (c. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1801.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciências da Natureza
Publicação Cientifica
Palavras Chave
Notícia