Texto da entrada (ID.1804)
CARTA DE ITALIA
(Do correspondente particular do DIARIO DE NOTICIAS)
(…)
Uma invenção importantissima
(…)
Em presença do ministro da guerra, general Spingardi, do chefe de Estado Maior do Exercito e de muitos generaes, fizeram-se esta manhã, na ampla praça d’armas, umas interessantes experiencias com um curiosissimo apparelho, inventado pelos officiaes de caçadores, senhores Emanuele e Menariar, e com o qual se póde exercito [sic] a atirar ao alvo sem necessidade de projecteis.
Trata-se de um engenhoso apparelho, que, por meio de uns cordeis delgados atados á arma, permitte a um pequeno alvo, collocado no mesmo apparelho marcar o ponto exacto onde iria bater o projectil se elle tivesse sido disparado e o ponto em que elle bateu se por acaso se emprega o projectil.
As experiencias tiveram um exito o mais completo e maravilhoso, provando-se de um modo indiscutivel que com a importantissima invenção, dos dois officiaes citados, poderão economisar-se as considerabilissimas quantias que custam os projecteis, além de as tropas poderem dedicar-se a esse exercicio indispensavel mesmo dentro do quartel, sem perigo algum e sem nenhuma detonação molesta.
Com effeito, em vista do brilhante exito das experiencias de hoje o utilissimo apparelho será adoptado pelo ministro da guerra para o exercito e armada.
(...).
Referência bibliográfica
[n.d.] - "CARTA DE ITALIA"
in Diário de Notícias
de 1 de Maio de 1910, nº. 15970, p. 9 (c. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1804.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Outros
Palavras Chave
Notícia