Texto da entrada (ID.181)
Numerosa concorrencia affluiu ante-hontem á praça da Serra do pilar, a fim de ver o balão «Nacional», habilmente construido pelo arrojado aeronauta António da Costa Bernardes o «Ferramenta».
O aerostato ficará completamente cheio de gaz desde as 5 horas da manhã, sendo o senhor António Bernardes muito felicitado pelo seu bom exito do seu trabalho.
O balão collocado ao centro do redôndel, balouçava-se, por vezes, impellido por forte ventania, sendo preciso desprender-lhe a barquinha e aumentar-lhe o peso com lastro, por meio de saccos de areia, suspensos uns da rêda que reveste o aerostato e assentes outros no solo.
Muitos populares, que estavam munidos de bilhetes de entrada, arrombaram uma das portas da praça penetrando n’ella, de tropel, o que fez com que cahissem ao chão varias pessoas, ficando mais ou menos molestadas.
No recinto fez-se ouvir, durante, a tarde, a banda de infantaria 6.
Nas immediacções da praça e nos pontos mais elevados da villa, bem como na Alameda das Fontainhas, bateria da Victoria, mente do seminario, etc., estacionava enorme multidão persuadida de que se realisaria a ascensão do «Nacional».
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Noticiario – O Nacional"
in Commercio do Porto
de 21 de Fevereiro de 1905, nº. 44. Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=181.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Sistema de Transporte
Vida Urbana
Palavras Chave
Notícia