Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1852)

Chronica scientifica

Sciencias novas – Importantes elementos de saber trazidos pelas sciencias physico-naturaes – Desenvolvimento da sismologia, da oceanographia, da meteorologia, da radiologia em corpos doutrinarios e em aplicações de caracter pratico – Necessidade da systematização e ensino destes ramos

Os acontecimentos dos ultimos annos juntamente com os que estão sucedendo, na ordem dos phenomenos physico-naturaes, despertando por muitas e variadas maneiras o interesse e a curiosidade, ainda dos menos letrados – tremores de terra, chuvas torrenciaes, inundações, cometas, – são de molde a servirem de severa lição, de um experimentalismo rude por vezes, mas de que se deve tirar proveitoso ensinamento, vasto e profundo, tanto mais que a epoca tem sido abundante de similhantes manifestações dessa energia natural, que por toda a parte se expande e se traduz em soberbas revelações, apavorando uns e maravilhando outros. Todos estes phenomenos, alguns de tão desastrosas consequencias, contra as quaes temos a necessidade imperiosa de nos precaver, são objecto de estudos demorados e atentos por parte dos technicos e homens de sciencia e ninguem se queixará de que estes estudos são meramente especulativos. Delles ha a esperar numerosas vantagens, tanto para a sciencia em geral, que não perde ocasião de engrossar os seus cabedaes, incorrigivel milionaria de factos e conhecimentos, como para as numerosas aplicações, de imediata utilidade, de que a engenharia, as artes, a architectura, a hydraulica, a agricultura, e muitos outros ramos industriaes dependentes do progresso das sciencias tiram partido, melhorando a produção, enriquecendo as sociedades.

A observação destes phenomenos, a reducção delles a condições experimentaes creadas pelo homem á imitação da Natureza, para melhor devassar os seus segredos, constitue, numa phase mais moderna destes ramos de saber, materia ensinavel e conduz á intituição de preceitos technicos que é necessario aprender para estar melhor ao facto do modo como se produzem aquellas manifestações das forças naturaes.

A sismologia, por exemplo, encontrou na Universidade de Tokio, de modernas idéas educativas, as condições de adaptabilidade que, sob o regime demasiadamnte rígido dos estabelecimentos universitarios europeus, excepção feita da Suissa e de alguns de Inglaterra, não tem noutra parte.

A nova sciencia que estuda as causas e o mecanismo dos abalos terrestres é naquelle estabelecimento de ensino superior uma cadeira de ensino pratico, em que os estudantes de engenharia aprendem, além do conhecimento dos movimentos sismicos, a resistencia dos diversos materiaes a estes abalos. Um aparelho apropriado reproduz experimentalmente as condições dos terremotos sobre uma banca, na qual se erguem pequenos modelos de construcções feitos de madeira, de metal, etc.

Tornada por esta forma de caracter pratico a sismologia, os engenheiros, architectos e constructores adquirem noções especiaes, que os fazem reclamar em muitas partes para dirigirem as edificações nos terrenos instaveis.

Dos valiosos elementos que a Oceanographia fornece á navegação e particularmente ás pescas não se pode duvidar. O Oceano não é já o pelago assustador, povoado de monstros e de mysterios, cheio de perigos, servindo apenas de via de comunicação entre as terras distantes, singrados pelos steamers de varia procedencia, abrigando nos seus ventres a enorme tonelagem da sua carga, balouçando no convez e nos beliches, como numa colmeia movediça, populações numerosas, que se deslocam correndo riscos.

Desde alguns annos o mar é objecto de uma sciencia nova, que estuda as suas correntes, a sua temperatura, a composição das suas aguas, os abysmos, a sua flora e sua extraordinaria fauna. Essa sciencia de elementos acumulados pacientemente em perigosas travessias, repetidas durante muitos annos, enriquecem a sciencia de observações de um grande alcance, que exigem alem de um material numeroso e complicado, uma arte especial para o applicar proveitosamente.

As repetidas viagens, principalmente as realizadas nos ultimos quarenta annos, teem um valor constitucional para a resolução dos multiplos problemas oceanographicos, particularmente os cruzeiros do principe de Monaco. É de justiça lembrar que as digressões, embora de limitado raio, do rei D. Carlos, tinham uma orientação perfeitamente scientifica e um caracter pratico, como aquellas que se referem ao regime do atum, o bastante para se esperar confiadamente na utilidade de similhantes investigações. Ellas adiantaram alguma cousa de interessante no conhecimento dos nossos mares.

A fundação do Instituto Oceanographico de Monaco é o coroamento de uma longa serie de meritosos trabalhos, cuja systematização carecia de um estabelecimento no qual se podesse [sic] elaborar a parte estatica deste moderno ramo de saber e methodisar as suas applicações.

* * *

A meteorologia corre parelhas com as outras sciencias physicas. O seu adiantamento nos ultimos annos e a sua passagem a uma phase experimental e utilitaria, já no caminho da previsão do tempo, já na determinação de elementos prestaveis a outras sciencias, á climatologia em particular, á aeronautica, cuja importancia aumenta de dia para dia, inspiram a necessidade do estabelecimento de um estudo methodico e de uma aprendizagem technica. Em algumas universidades estrangeiras são consagradas ao ensino da meteorologia, não algumas lições ou conferencias, mas cadeiras especiaes onde esta sciencia é versada. Citaremos entre outras, as universidades de Londres, Berlim e Upsala.

Em Vienna existem duas cathedras, uma de meteorologia e outra de physica cosmica. Noutros paizes, em França, por exemplo, o ensino meteorologico é professado em cursos livres. Tal é o curso semestral de meteorologia e physica do globo, feito pelo professor Brunhes, director do Observatorio de Puy-de-Dôme.

Seria injustiça não mencionar nestas rapidas considerações, a favor das instituições scientificas de tamanho alcance, o curso de Angot, no Instituto Agronomico, e que constitue a principal materia do excellente tratado deste autor.

Não faltam na realidade as bases para a organisação de um ensino desta ordem.

A circulação geral da atmosphera, as investigações climatologicas; as explorações das elevadas regiões atmosphericas em que se teem notabilizado Teisserenc de Bort, Hergesell, Hildbrandson entre muitos; o magnetismo terrestre e a electricidade atmospherica e ainda a sismologia são outros tantos elementos valiosos, para servirem de objecto a este ensino.

Dizer quanto este seria fecundo, creando novos methodos, desenvolvendo aptidões, suscitando o espirito inventivo, não nos cabe nesta rapida resenha, assim como é desnecessario insistir em que todo o progresso e vantagem dos estudos meteorologicos advem do aumento e generalização delles, sob uma determinada orientação. Por isso o Congresso de aeronautica de Nancy, de 1909, solveu em favor da creação de cadeiras especiaes em que elles possam ser seguidos.

* * *

Uma nova sciencia, de não menor utilidade social e de crescente interesse, é a radiologia, designação sob a qual se enfeixam os resultados da exploração methodica, sem ser ao capricho de uma phantasia imaginativa, pelo contrario, fructo de bem dirigidas pesquizas [sic] sobre as forças mal conhecidas, sobre as propriedades ainda pouco definidas da materia e comprehendendo as radiações de diferentes ordens, em especial os raios X ou de Roentgen e os dos corpos radioactivos, cujo prototypo é o brometo de radio.

Poucas descobertas teem passado tão rapidamente ao campo da pratica como a do celebre professor de Wurzburgo. Assim foi facil a difusão desse memoravel descobrimento com meio de analyse e de tratamento, no reconhecimento de lesões organicas, de corpos estranhos e na cura de males rebeldes a uma therapeutica ordinaria, como o cancro e o lupus vulgar. Não bastam porém para fazer bom emprego dos raios cathodicos os simples conhecimentos de physica que os medicos trazem das escolas preparatorias. O manuseamento desse poderoso recurso de diagnostico e de therapeutica requer conhecimentos e educação especial, sem os quaes a applicação delle pode ser prejudicial para o operador e para o paciente.

Do mesmo modo a chamada radium-therapia carece de cuidados technicos, para que o excesso ou a insciencia da magica potencia radioactiva não produza a destruição irremediavel onde se pretende apenas a simples e discreta acção curativa.

Considerações da mesma ordem visaraim com razão as aplicações dos outros agentes physicos, a luz, o calor, a electricidade, um pouco fóra das prescrições comuns da medicina, mas prestes a uma generalisação, que obriga a instituir em methodo racional, o que ha pouco não passava de uma tentativa empirica.

Surge pois a necessidade austera de promover dentro e fóra das escolas o aperfeiçoamento e o ensino destes novos ramos do saber, cuja extensão e desenvolvimento visam a importantes progressos sociaes, tanto como ao adiantamento do espirito scientifico em geral. Para esse fim é preciso dotar os estabelecimentos universitarios de institutos e laboratorios, onde essas diferentes especialidades sejam explicadas por professores competentes, tendo á sua disposição os instrumentos essenciaes para as suas demonstrações.

J. BETHENCOURT FERREIRA.


Referência bibliográfica

José Bettencourt Ferreira - "Chronica scientifica / Sciencias novas – Importantes elementos de saber trazidos pelas sciencias physico-naturaes – Desenvolvimento da sismologia, da oceanographia, da meteorologia, da radiologia em corpos doutrinarios e em aplicações de caracter pratico – Necessidade da systematização e ensino destes ramos" in Diário de Notícias de 5 de Maio de 1910, nº. 15974, p. 1 (c. 7-8). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1852.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Opinião

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Ciências da Natureza
Outros

Educação Cientifica
Outros
Palavras Chave


Notícia