Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1859)

O cometa de Halley

(...)

Sinfães, 7. – Das 3 para as 4 horas da manhã, já se vê, no horisonte, o cometa de Halley. O seu apparecimento não causa o menor susto no povo d’este concelho.

-----

Alpalhão, 7. – O cometa de Halley tem-se visto aqui, já ha dias, muito bem, a olho nu, das 3 ás 4 horas da madrugada, com a cauda voltada para o sul, precisamente como a photogravura indicava no Diario de Noticias do dia 2 do corrente, vista em Paris.

A não ser qualquer espirito mais fraco, em geral os habitantes d’esta villa, preoccupam-se pouco com a sua approximação, servindo apenas de risota, quando se fala d’elle, e entregando-se por isso afanosamente, como é seu costume, aos trabalhos agricolas, principal fonte de riqueza d’este povo.

-----

Coimbra, 8. – Ao Penedo da Saudade e a outros pontos elevados da cidade, concorreu esta madrugada muita gente para observar o cometa. A noite, porém, estava bastante escura.

Ha grande interesse em assistir hoje á conferencia do sr. dr. Costa Lobo, na sala dos Capellos, acerca d’aquelle tão falado astro.

-----

Villa de Rei, 7. – O cometa de Halley que tantos sustos tem causado, está por aqui muito desacreditado, quasi que nem se fala n’elle. O pó anti-Halley, que alguns jornaes teem annunciado, não se tem aqui vendido.

Os povos d’aqui são sufficientemente corajosos para receberem, com toda a serenidade e sem prophylaticos, a visitinha do tão celebre cometa.

-----

Santarem, 7. – Consta-nos que o impedido do sr. capitão Eduardo Sarmento, tendo ido á sua terra natal taes coisas lá viu sobre o apparecimento do cometa de Halley que não poude [sic] occultar o seu contentamento.

Entre outras coisas, diz elle, o impedido, que o mundo já não acaba no proximo dia 19 do corrente, com a aproximação d’aquelle astro.

Interrogado, diz que na sua terra toda a gente estava convicta que o «bicho» que apparece no ceu nos não mataria, porque apparecera na sua aldeia um homem a vender a folhinha do Borda d’Agua para o anno de 1911, logo tirou elle por conclusão que o mundo não acabaria antes d’essa data.

Ainda os ha…

-----

Cascaes, 7. – Tem sido aqui observado ás 3,30 da madrugada o cometa Halley.

É grande o numero de pessoas que teem ido observar tal phenomeno da natureza.


Referência bibliográfica

[n.d.] - "O cometa de Halley" in Diário de Notícias de 9 de Maio de 1910, nº. 15978, p. 1 (c. 4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1859.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Notícia Original

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Astronomia

Outros
Palavras Chave


Notícia