O cometa de Halley
(...)
Sinfães, 7. – Das 3 para as 4 horas da manhã, já se vê, no horisonte, o cometa de Halley. O seu apparecimento não causa o menor susto no povo d’este concelho.
-----
Alpalhão, 7. – O cometa de Halley tem-se visto aqui, já ha dias, muito bem, a olho nu, das 3 ás 4 horas da madrugada, com a cauda voltada para o sul, precisamente como a photogravura indicava no Diario de Noticias do dia 2 do corrente, vista em Paris.
A não ser qualquer espirito mais fraco, em geral os habitantes d’esta villa, preoccupam-se pouco com a sua approximação, servindo apenas de risota, quando se fala d’elle, e entregando-se por isso afanosamente, como é seu costume, aos trabalhos agricolas, principal fonte de riqueza d’este povo.
-----
Coimbra, 8. – Ao Penedo da Saudade e a outros pontos elevados da cidade, concorreu esta madrugada muita gente para observar o cometa. A noite, porém, estava bastante escura.
Ha grande interesse em assistir hoje á conferencia do sr. dr. Costa Lobo, na sala dos Capellos, acerca d’aquelle tão falado astro.
-----
Villa de Rei, 7. – O cometa de Halley que tantos sustos tem causado, está por aqui muito desacreditado, quasi que nem se fala n’elle. O pó anti-Halley, que alguns jornaes teem annunciado, não se tem aqui vendido.
Os povos d’aqui são sufficientemente corajosos para receberem, com toda a serenidade e sem prophylaticos, a visitinha do tão celebre cometa.
-----
Santarem, 7. – Consta-nos que o impedido do sr. capitão Eduardo Sarmento, tendo ido á sua terra natal taes coisas lá viu sobre o apparecimento do cometa de Halley que não poude [sic] occultar o seu contentamento.
Entre outras coisas, diz elle, o impedido, que o mundo já não acaba no proximo dia 19 do corrente, com a aproximação d’aquelle astro.
Interrogado, diz que na sua terra toda a gente estava convicta que o «bicho» que apparece no ceu nos não mataria, porque apparecera na sua aldeia um homem a vender a folhinha do Borda d’Agua para o anno de 1911, logo tirou elle por conclusão que o mundo não acabaria antes d’essa data.
Ainda os ha…
-----
Cascaes, 7. – Tem sido aqui observado ás 3,30 da madrugada o cometa Halley.
É grande o numero de pessoas que teem ido observar tal phenomeno da natureza.