Academia de Sciencias de Portugal
Uma comunicação sobre astronomia – (…)
Reuniu-se hontem a Academia, sob a presidencia do sr. dr. Theophilo Braga, secretariado pelos srs. Antonio Cabreira e Mello e Simas.
(…)
O sr. Antonio Cabreira, (…) communicou que saiu publicado no «Diario do Governo» de 4 do corrente, como appendice, o Manifesto ao Paiz, elaborado, em nome da Academia, pelo illustre vogal sr. Mello e Simas, ácerca do cometa de Halley, com o fim de provar a completa inocuidade do referido astro. Por ordem do sr. ministro do reino, esse manifesto teve uma tiragem de 25:000 exemplares para serem distribuidos por intermedio dos governos civis dos districtos. Por esse motivo, propõe um voto de louvor ao sr. conselheiro Dias Costa e bem assim aos srs. director geral de instrucção superior e chefe de contabilidade pela excellente boa vontade com que auxiliaram a Academia, no seu intuito de prestar mais um valioso serviço ao paiz; voto que foi approvado por acclamação.
O sr. Antonio Cabreira entende que o sabio astronomo sr. Mello e Simas merece ser louvado pela Academia, em consequencia da notavel conferencia que realisou em 3 do corrente, ácerca do referido cometa.
O sr. dr. Xavier da Cunha affirma que essa conferencia foi uma verdadeira chuva de estrellas cadentes e que representou mais uma consagração recebida pela Academia.
O sr. Carlos de Mello elogia o trabalho do sr. Mello e Simas, pela elevação da exposição, perfeitamente á altura do saber do nosso tempo; pela perfeita accomodação do assumpto ao fim pacificador dos espiritos, pelo equilibrio perfeito do discurso, que foi essencialmente logico e admiravelmente coordenado; finalmente, pela fórma didactica de um professor, que manifestou, dentro da Fé sincera de um apostolo da Verdade e da Justiça.
O sr. Mello e Simas agradece a manifestação da Academia, que julga immerecida. A seguir, realisa uma communicação sobre o seu ultimo trabalho, que acaba de ser publicado na notavel revista «Astronomische Nachrichten», no qual determina a orbita do cometa de janeiro ultimo. Trata da historia e do calculo da orbita d’esse astro, o qual está para aquém do Sol e se move em sentido inverso da Terra. Suppoz-se, a principio, que a orbita era hyperbolica, tendo sido o sr. Mello e Simas o primeiro astronomo que determinou o seu caracter elliptico, provando tambem que a periodicidade é, sensivelmente, cerca de 206 annos. O calculo fundou-se em 47 observações.
O sr. Mello e Simas refere-se depois ao cometa de Halley, declarando que, pelas observações a que procedeu, na segunda feira ultima, verificou que a cauda se apresentava já com uma extensão de 20 milhões de kilometros, tendo 9 milhões na parte mais luminosa.
(…).
[n.d.] - "Academia de Sciencias de Portugal / Uma comunicação sobre astronomia – (…)"
in Diário de Notícias
de 12 de Maio de 1910, nº. 15981, p. 3 (c. 1). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1863.