Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1863)

Academia de Sciencias de Portugal

Uma comunicação sobre astronomia – (…)

Reuniu-se hontem a Academia, sob a presidencia do sr. dr. Theophilo Braga, secretariado pelos srs. Antonio Cabreira e Mello e Simas.

(…)

O sr. Antonio Cabreira, (…) communicou que saiu publicado no «Diario do Governo» de 4 do corrente, como appendice, o Manifesto ao Paiz, elaborado, em nome da Academia, pelo illustre vogal sr. Mello e Simas, ácerca do cometa de Halley, com o fim de provar a completa inocuidade do referido astro. Por ordem do sr. ministro do reino, esse manifesto teve uma tiragem de 25:000 exemplares para serem distribuidos por intermedio dos governos civis dos districtos. Por esse motivo, propõe um voto de louvor ao sr. conselheiro Dias Costa e bem assim aos srs. director geral de instrucção superior e chefe de contabilidade pela excellente boa vontade com que auxiliaram a Academia, no seu intuito de prestar mais um valioso serviço ao paiz; voto que foi approvado por acclamação.

O sr. Antonio Cabreira entende que o sabio astronomo sr. Mello e Simas merece ser louvado pela Academia, em consequencia da notavel conferencia que realisou em 3 do corrente, ácerca do referido cometa.

O sr. dr. Xavier da Cunha affirma que essa conferencia foi uma verdadeira chuva de estrellas cadentes e que representou mais uma consagração recebida pela Academia.

O sr. Carlos de Mello elogia o trabalho do sr. Mello e Simas, pela elevação da exposição, perfeitamente á altura do saber do nosso tempo; pela perfeita accomodação do assumpto ao fim pacificador dos espiritos, pelo equilibrio perfeito do discurso, que foi essencialmente logico e admiravelmente coordenado; finalmente, pela fórma didactica de um professor, que manifestou, dentro da Fé sincera de um apostolo da Verdade e da Justiça.

O sr. Mello e Simas agradece a manifestação da Academia, que julga immerecida. A seguir, realisa uma communicação sobre o seu ultimo trabalho, que acaba de ser publicado na notavel revista «Astronomische Nachrichten», no qual determina a orbita do cometa de janeiro ultimo. Trata da historia e do calculo da orbita d’esse astro, o qual está para aquém do Sol e se move em sentido inverso da Terra. Suppoz-se, a principio, que a orbita era hyperbolica, tendo sido o sr. Mello e Simas o primeiro astronomo que determinou o seu caracter elliptico, provando tambem que a periodicidade é, sensivelmente, cerca de 206 annos. O calculo fundou-se em 47 observações.

O sr. Mello e Simas refere-se depois ao cometa de Halley, declarando que, pelas observações a que procedeu, na segunda feira ultima, verificou que a cauda se apresentava já com uma extensão de 20 milhões de kilometros, tendo 9 milhões na parte mais luminosa.

(…).


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Academia de Sciencias de Portugal / Uma comunicação sobre astronomia – (…)" in Diário de Notícias de 12 de Maio de 1910, nº. 15981, p. 3 (c. 1). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1863.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Notícia Original
Transcrição
Nacional

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Astronomia

Associação/Sociedade
Popularização da Ciência
Publicação Cientifica
Outros
Palavras Chave


Notícia