Sociedade das Sciencias Medicas
Na sessão de hontem d’esta douta aggremiação e antes de se entrar na ordem da noite o sr. dr. Henrique Bastos apresentou um calculo vesical, que encontrou n’uma creança de 7 annos, que operou. Levou-o á Sociedade por o achar de tamanho consideravel.
(...)
Na ordem da noite o sr. dr. Dyonisio Alvares deu conta á Sociedade dos trabalhos, a que tem procedido no Laboratorio de Analyse Clinica do hospital de S. José, juntamente com o sr. dr. Estevam Pereira da Silva, a fim de verificar a existencia do «Kala Azar» espontaneo no cão.
O «Kala Azar» ou Splenomegalia Tropical é uma doença caracterisada por uma febre de typo irregular não cedendo ao quinino, anemia progressiva acompanhada de hypertrophia consideravel do baço e menor do figado, perturbações digestivas, edemas passageiros e muitas vezes ulcerações na pelle.
Em março d’este anno já o sr. dr. Dyonisio Alvares relatara á Sociedade das Sciencias Medicas um caso d’esta doença, encontrado n’uma creança em Lisboa.
Foi depois d’isso, que com o sr. dr. Estevam Pereira da Silva procedeu a inoculações em varios cães, tendo já em alguns verificado a existencia do «Kala Azar», facto que no estrangeiro raras vezes tem succedido apesar de se sacrificarem milhares de cães.
O sr. dr. Nicolau Bettencourt communicou que no Real Instituto Bacteriologico tambem se está procedendo a identicas experiencias.
Em seguida usou da palavra o sr. dr. Henrique Bastos, que fez uma interessante communicação sobre tuberculose dos rins.
Leu historias de varios doentes da sua clinica, descrevendo não só a fórma por que a doença se apresentava e os processos que empregou para o tratamento, como tambem os resultados obtidos.
Em seis casos conseguiu a cura definitiva da tuberculose renal.
O sr. presidente, professor Custodio Cabeça agradeceu aos conferentes as suas curiosas communicações e em seguida convidou o sr. dr. Joaquim Antonio Salgado a assumir a presidencia, a fim de passar a communicar um caso da sua clinica.
Tratava-se de uma doente, de 17 annos, que fôra á consulta do hospital Estephania e em quem encontrou um utero unicorne, que operou.
O sr. dr. Custodio Cabeça apresentou a respectiva peça, que constitue uma raridade, e descreveu circumstanciadamente [sic] o interessante caso que encontrara.
(…).
Outros