Texto da entrada (ID.1875)
O cometa de Halley
Passagem da cabeça do cometa diante do sol (invisivel no nosso hemispherio)
A revista americana «Popular Astronomy» publicou o croquis seguinte, segundo o calculo da passagem do nucleo cometario deante do disco solar, croquis que nos parece interessante apresentar aos nossos leitores.
O cometa caminha da direita para a esquerda, de Oeste para Leste, e o seu nucleo deve chegar ao contacto com o bordo do sol a 18 do corrente, ás 15,50 h. m., hora de Greenwich contada do meio dia, isto é a 19, ás 3,50 h. m. da manhã; atravessará o disco solar a 4.º do Norte do centro, passando pelo centro ás 16,20 h. m. e sairá ás 16,48 h. m. Esta travessia durará approximadamente uma hora e será visivel nos Estados Unidos e na Europa por isso que a passagem se dará de noite.
A cabeça do cometa será maior que o disco do sol. Se no nucleo houver corpusculos excedendo 16 kilometros de diametro, poderão, no hemispherio austral, vel-os sob a forma de pontos negros.
Para a Europa e para os paizes ainda mergulhados na noite, poder-se-ha, talvez, ver a cauda se ella se estender até á terra.
Na manhã de 18 de maio a causa estendar-se-ha do horisonte Este para o horisonte Oeste; na noite de 19 estender-se-ha do horisonte Oeste para o de Leste. N’esta noite, accrescenta o auctor, o brilho do cometa deverá attingir o seu maior esplendor, quasi 7:000 vezes o que tinha na primeira vez que foi visto em setembro ultimo pelos astronomos.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "O cometa de Halley"
in Diário de Notícias
de 16 de Maio de 1910, nº. 15985, p. 4 (c. 4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1875.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Astronomia
Publicação Cientifica
Palavras Chave
Notícia