Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1877)

O cometa de Halley

Conferencia do sr. Ladislau Batalha

No Centro Socialista do Barreiro, realisou o sr. Ladislau Batalha uma conferencia de vulgarisação scientifica a proposito da passagem do cometa de Halley.

A assistencia foi numerosissima.

O presidente do Centro fez a apresentação do conferente, que, depois de saudar a assistencia, iniciou a sua palestra alongando-se em generalidades relativas aos assumptos de que ia tratar. Depois de ter descripto o céu a traços largos, entrou a descrever o cometa de Halley, sob o vonto [sic] de vista das suas dimensões, composição, luminosidade, movimentos, etc., ractificando alguns erros de calculo por elle proprio publicados em 1898 na sua obra sobre «Astronomia social».

Comparou a velocidade da terra com a do cometa que nos está visitando, passando a avaliar a extensão da sua orbita, com exemplos intuitivos. Suppondo que a linha do percurso completo do cometa de Halley fosse preenchida com moedas de vintem, postas em fileira, umas ao lado das outras, caberiam n’aquella immensa curva de clipse [sic] 13:840 milhões de contos de réis, muito mais do que a riqueza de todas as nações do mundo, avaliada pelos preços mais altos do mercado!

Depois de fazer a historia summaria das passagens de que ha memoria, entrou na appreciação das conjecturas perigosas, cuja invenção deve-se n’esses casos a hypotheses scientificas mal fundamentadas, e n’outras á influencia nefasta de especulações religiosas.

O cometa de Halley, disse o conferente, passa pelo planeta Neptuna [sic] a cuja familia astronomica pertence, e nada succede.

Em junho de 1861 um cometa descoberto por Tabbutt bateu de cabeça contra a terra, e esta nem por tal coisa deu; um outro foi visto em 1770 passar entre as luas de Jupiter que ficaram importurbaveis [sic].

Alargou-se em demonstrações de ordem scientifica sobre a hypothese de envenenamento atmospherico, resfriamento global, esboroamento terrestre, etc., não se esquecendo de considerar a identificação com os phenomenos meteoricos, e a relação d’estes com as influencias magneticas e outras.

Por ultimo relatou a exploração da crendice e da ignorancia popular atrabez [sic] da edades, pormenorisando n’este sentido o caso do fim do mundo em 1523, a matança dos Huguenotes, e a estrella milagrosa de 1573 que, annunciando o juizo final, só veiu [sic] provar que n’aquelle tempo os partidos obscurantistas não tinham mais juizo que os actuaes.

O orador no final da sua extensa conferencia foi ruidosamente saudado pelo publico.

 

O «International Commitee for Scientific Aeronautics» começa amanhã uma serie de experiencias com papagaios e balões-sondas com o fim de estudar a influencia que o cometa de Halley possa exercer na nossa athmosphera. Os balões serão lançados amanhã (16) ás 7 horas da manhã, dia 19 ás 7 e meia e no dia 20 ás 7. Os balões levam instrumentos para determinar a temperatura e pressão barometrica a differentes alturas. Nos circulos scientificos liga-se grande importancia a estas experiencias.

-----

Evora, 15. – Tem sido profusamente distribuido n’esta cidade, uma affirmativa feita pela Academia das Sciencias de Portugal, desuadindo [sic] os espiritos fracos, dos «macaquinhos que os espertalhões» lhes teem mettido na cabeça, a proposito do bonito phenomeno que a natureza nos tem dado a gosar, e que certas beatas julgam ser o pronuncio [sic] do fim do mundo, como se alguem saiba o que isto seja, para o julgarem susceptivel de acabar porque a tenue e inoffensiva cauda do… cometa, nos passa á distancia de 23 milhões de kilometros!!!...

«Vinte e tres milhões de kilometros», o que será tal distancia? Quantos annos seria precisos para a percorrer? Quem se atreveria a percorrel-a?

Oh! mysterio da «Natura»!...

-----

Aldeia Gallega, 13. – Falleceu hontem a mulhersinha que no domingo fôra acommettida por uma congestão por causa do cometa Halley.

Caldas da Rainha, 16. – Todas as madrugadas, tem sido visto aqui o tão falado cometa, mas não nos consta que os observadores se tenham assustado, tendo apenas dispertado [sic] grande curiosidade.

-----

Trafaria, 15. – Todos se mostram fortes, mas o certo é que tambem por aqui temos pessoas com medo do cometa. Comtudo [sic] os padeiros continuam a levantar-se á meia noite para amassarem o pão que varios pobres de espirito hão de comer no dia seguinte.

E que lhes faça bom proveito.

[NOTA - A realização da conferência ocorrida no Barreiro, aqui resumida, foi anunciada na edição n.º 15983, do Diário de Notícias, de 14 de Maio (p. 2, c. 5-6)] 


Referência bibliográfica

[n.d.] - "O cometa de Halley" in Diário de Notícias de 17 de Maio de 1910, nº. 15986, p. 3 (c. 5-6). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1877.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Notícia Original
Transcrição
Nacional

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Astronomia

Popularização da Ciência
Outros
Palavras Chave


Notícia