O cometa de Halley
Alcains, 16. – O celebre cometa de Halley tambem aqui tem sido visto desde as 2 e meia horas da manhã com a sua enorme cauda, que tem augmentado consideravelmente. Na madrugada de hoje quiz espreital-o mais uma vez, mas grossas e pesadas nuvens apenas me deixaram ver uma ligeira luminosidade, que rapidamente cessou.
-----
Chamusca, 16. – Na noite de 18 para 19 a Philarmonica Chamusquense tocará até de madrugada no coreto do largo João de Deus, onde, se o tempo o permittir, se realisará um lindo arraial, festejando-se d’este modo a passagem do cometa de Halley, em outras terras ainda tão receiada [sic], mas que, felizmente, n’esta villa já não amedronta ninguem.
-----
S. Braz d’Alportel, 16. – Tambem já não nos vamos d’este valle de lagrimas sem termos tido o prazer de ver o tão assaz falado cometa de Halley, comquanto [sic] isso nos custasse um pouco.
Levantámo-nos na quinta feira ultima ás tres horas da madrugada, e apesar do fresco improprio da época, chegámos á varanda do predio da nossa habitação e d’ahi admirámos a brilhante Venus e o celebre cometa de Halley.
Parte do povo anda atemorisado, não tanto como ha dias atraz, mas sempre desconfiado e só se julgando seguro depois do dia 19, dia em que faz annos a revolta que houve em Lisboa (a Saldanhada). O povo, apesar do grande susto, não tem corrido a foguetes, e por isso no estabelecimento do nosso amigo J. M., onde se acham á venda os taes celebres frascos de pós «Anti-Halley», não tem talvez vendido sequer um unico frasco.
Aos nossos leitores apresentamos as nossas despedidas e até para a semana, cá ou lá no Paraizo.
-----
Cinco Villas (Ancião), 15. – Os povos das Cinco Villas, na sua generalidade, não se preoccupam com o cometa de Halley, e ainda ha confiança na Providencia e vão cuidando da sua vida.
-----
Lavradio, 17. – Consta que a maior parte dos trabalhadores não vae ámanhã ao trabalho, sendo provavel que passem o dia em comes e bebes, festejando assim a visita do falado Halley.
Nós é que não podemos fazer o mesmo, porque, apesar dos muitos feriados que temos tido, os poderes superiores esqueceram-se de incluir n’esse numero o dia de ámanhã, e por isso lá temos que comparecer na repartição.
-----
Azambuja, 17. – Muitas familias d’esta villa teem, de manhã, ido vêr e admirar o cometa.
Mais ou menos, ha pessoas assustadas, como em muitas terras. No emtanto [sic], todos estão anciosos [sic] que passem os dias 18 e 19, para ficarem completamente tranquillos.
Pessoas ha que por fórma alguma queriam vêr aquelle esplendido phenomeno, julgando ser de um effeito medonho, mas essas mesmas pessoas, depois de o verem, ficaram muito mais tranquillas, pois julgavam ser um clarão côr de fogo e aterrador.
-----
Salonica, 17. – A aproximação do cometa de Halley tem posto em sobressalto Abdul Hamid, que ha dois dias não come e não tem dormido em contemplação do phenomeno, fazendo repetidas perguntas ao pessoal que o cerca, a respeito do provavel encontro. – (Correspondente).