Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1889)

As maravilhas da telegraphia sem fios

Como se sabe, na torre Eiffel, em Paris, ha um posto de telegraphia sem fios, que, segundo lemos, se a memoria não nos falha, pode trocar radio-telegrammas com Lisboa, se nós tivessemos já aqui montado um posto radio-telegraphico. Os progressos da telegraphia sem fios teem sido constantes, e por isso a torre Eiffel está destinada a prestar enormes serviços á sciencia, á navegação, ao militarismo, etc., com a existencia de tal posto.

Dois membros da Academia das Sciencias de Paris, os srs. commandante Guyon e Bouquet de la Grye tiveram uma idéa engenhosa que hoje, 23, vae ser posta em pratica no observatorio de Paris e na torre Eiffel. A partir de hoje a «hora» será transmittida instantaneamente, á meia noite precisa, por uma faisca radio-electrica lançada do alto da torre Eiffel por uma pendula do observatorio a todos os navios navegando no oceano. Assim os navios sobre o mar poderão determinar exactamente a sua derrota e posição sem terem de recorrer aos chronometros delicados e tão difficeis de regular, como até aqui acontecia.

As experiencias começaram no observatorio no dia 9 do corrente, sob a direcção dos srs. Baillaud e Bouquet. Tais faiscas particulares teem sido emittidas a distancias determinadas de antemão: 8 horas, 8 horas e dois minutos e 8 horas e 4 minutos. A partir de hoje, que é a inauguração official, os signaes serão dados á meia noite, meia noite e dois minutos e meia noite e quatro minutos.

Na torre Eiffel ha uma outra pendula que envia todos os segundos em [sic] signal radio-electrico differente. Graças a este signal a longitude pode ser determinada com a maior facilidade. São os astronomos srs. Claude e Driancourt que estão encarregados d’este serviço da determinação das longitudes. Teem sido feitas experiencias entre Paris e Montsouris e entre Paris e Brest. A longitude d’estas duas localidades foi determinada com pequena differença de metros.

A partir de depois de ámanhã procede-se á determinação das longitudes de Athenas capital da Grecia, e de Rufisque ao Senegal, na Africa. D’este modo as longitudes das villas perdidas no interior da Africa ou da Asia poderão ser calculadas sem difficuldade.


Referência bibliográfica

[n.d.] - "As maravilhas da telegraphia sem fios" in Diário de Notícias de 23 de Maio de 1910, nº. 15992, p. 1 (c. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1889.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Indústria
Comunicações

Palavras Chave


Notícia