Papagaios volantes
Premio Dollfus
No nosso ultimo artigo já dissémos em que consistia o concurso Dollfus, de La Ligue Nationale Aerienne, generosamente instituido pelo major Dollfus, do exercito francez, com o fim de estimular os technicos e os curiosos a apresentarem os seus typos de «équipes» de papagaios volantes, para observatorios aereos, de modo a habilitar a França a crear o seu material d’este genero, pondo-se assim a par da Inglaterra e da Russia.
D’este concurso, de cujo exito já hoje não nos é licito duvidar, deve resultar a escolha do systema de papagaios volantes a adoptar para complemento dos parques aerostaticos do exercito francez, se bem que nos primeiros mezes a seguir á abertura do concurso se tratasse mais de discutir o regulamento do que propriamente a estudar apparelhos e a experimental-os.
O numero de concorrentes não deve, porém, ser muito pequeno.
Em janeiro do corrente anno já 7 concorrentes tinham apresentado as suas memorias á commissão do concurso, dos quaes foram admittidos quatro, que são: o capitão de artilharia Madiot; o tenente de artilharia de Bourmont e Hervé, de Rennes; Derivaux, do Havre e Fouque, engenheiro em Paris.
O capitão Madiot será um dos concorrentes a temer; no dia 9 de abril realisou elle uma notavel experiencia, elevando-se por meio da sua équipe de papagaios volantes e conservando-se no ar cerca de meia hora. Subiu até 150 metros e, em seguida, fez descer a sua barquinha até á altura de 70 metros, onde se conservou.
A seguir fez realisar uma nova ascensão, sendo substituido na barquinha por um cabo do grupo de soldados de que dispõe para os seus estudos e experiencias, que se elevou á mesma altura (70 m.) conservando-se ahi 25 minutos.
O systema usado pelo capitão Madiot, variante do systema Saconney, consiste no seguinte: ha um grupo de papagaios destinados a elevar um cabo (cabo carril) ao longo do qual se póde correr a barquinha arrastada por um outro grupo de papagaios, denominados «rebocadores», de cuja manobra é senhor o observador, podendo assim elevar-se, descer, ou fixar-se ao longo do cabo carril.
Deriveaux usa o mesmo systema de Madidot [sic] e Saconney differindo sómente no typo de papagaios adoptados e no systema de suspensão da barquinha. No systema de Derivaux tambem o cabo carril é mantido por meio de um grupo de papagaios (papagaios tractores), sobre este cabo desloca-se o «charriot» que supporta a barquinha, arrastada ao longo do cabo por meio d’um outro papagaio de grandes dimensões (papagaio rebocador).
Os papagaios tractores são em numero e dimensões variaveis, mas d’um só typo; o papagaio rebocador é do mesmo typo dos anteriores mas de maiores dimensões.
Os papagaios tractores medem 1, 1,50, e 2 metros de altura, apresentando respectivamente uma superficie sustentadora de 3,5 e 8 metros quadrados e são formados por quatro cellulas de secção quadrada (2 á frente, 2 atraz), ligadas segundo uma aresta; duas azas, uma de cada lado das cellulas e um pano ligando os vertices superiores das cellulas anteriores e posteriores, e estendido ao longo das duas arestas.
O papagaio rebocador, do mesmo typo, tem 3 metros de altura e, portanto, uma maior superfície sustentadora; a armação d’este papagaio é toda formada com tubos de aço, garantindo assim uma grande rigidez ao apparelho. Os apparelhos são desmontaveis e a manobra de os armar faz-se rapidamente.
Dos restantes concorrentes não se lhe póde citar mais do que o nome, ignorando-se qual o systema escolhido e qual o typo de apparelhos que adoptaram.
O que se póde affirmar é que o numero ha de augmentar e muito, pois que actualmente há muitos amadores entregues ao estudo de papagaios volantes para ascensões e só de vez em quando transpira cá para nós o que um ou outro d’esses curiosos pacientes e muito occultamente conseguiu realisar.
Assim é que apparece agora um engenheiro do Havre M. Mangars com uma équipe de papagaios volantes para ascensões, os quaes experimentados n’um dos ultimos domingos deram os melhores resultados. No primeiro dia, em que foram lançados, realisaram logo varias ascensões com creanças de 10 a 15 annos, na presença d’um grande numero de pessoas, comportando-se os papagaios o melhor possivel.
Por fim surge-nos tambem o velho Maillot, verdadeiro precursor da aviação, que em 1886 realisou em França as primeiras experiencias, methodicamente organisadas, para o estudo do problema da elevação do homem no ar por meio dos papagaios volantes.
Maillot trabalhou sempre com um papagaio unico de extraordinarias dimensões, com o qual chegou a elevar um peso de 270 kilogrammas.
Agora, depois de uma vida de trabalho aturado e de ter dispendido alguma coisa que possuia nas suas experiencias, é quasi um desconhecido, mas, apesar de tudo, lá se encontra n’um pequeno hangar, em Vincennes, entregue ao estudo de uma «équipe» de papagaios que lhe permittam elevar-se no ar, disputando o premio de 10:000 francos de Dollfus.
Maillot tem hoje 66 annos, pois nasceu em 1844 e em 1905 foi classificado «hors concours» n’um concurso de papagaios organisado, em Paris, pela Societé Francaise [sic] de Navigation Aérienne, em que apresentou um typo de papagaio muito engenhoso e que é hoje conhecido pelo seu nome,
Vê-se, pois, mais uma vez que os papagaios volantes não servem só para entreter creanças; entretem tambem velhos, como Maillot e entreteem e absorvem a actividade de engenheiros, artilheiros e outros curiosos na edade adulta.
Antonio Augusto de Figueiredo
Do Aero-Club de Portugal
[NOTA - Este artigo consiste na sequência do artigo, assinado pelo mesmo autor, publicado na edição n.º 15986 do Diário de Notícias, de 17 de Maio (p. 7, c. 2)]
Matemática
Outros