Sociedade Portugueza de Photographia
Curso de photographia
Realisou-se hontem, como estava annunciado na séde d’esta util collectividade a abertura do curso de photographia para os socios e suas familias.
Ás 9 horas da noite com uma concorrencia bastante numerosa de socios e de alguns convidados o sr. dr. Barros Castro que dirige o curso, começou uma interessante conferencia de apresentação, justificando a sua presença n’aquelle logar pelas relações que ligam a photographia á medicina que tem na radeographia [sic] um dos seus mais preciosos auxiliares.
Em seguida o conferente faz a historia da photographia desde 1555 até Nicephore Niepce e Daguerre e desde essa epoca até aos nossos dias.
Aponta depois as vantagens da photographia que tem contribuido extraordinariamente para o desenvolvimento de todas as sciencias pois permitte a fixação de phenomenos insensiveis para a nossa rotina [sic], o que levou Jansen a dizer que a chapa photographica é a retina do sabio.
Assim, a photographia serve de poderoso auxiliar á astronomia, á biologia, ás sciencias sociaes, á oceanographia, á physica, á chimica, á geologia, etc.
Vê-se pois, que a photographia não é apenas uma manifestação da Arte nem tão pouco um archivo perpetuo d’aquillo que estimamos.
Cita exemplos de cada uma d’aquellas applicações e diz que mais factos podia aduzir que justificassem a admiração dos ouvintes por todos os que teem trabalhado pelo progresso da photographia e principalmente pelos dois immortaes vultos Niepce e Daguerre.
Não querendo, porém, abusar da benevolencia da assombléa [sic], termina dizendo que o espiritismo tem procurado na photographia documentos irrecusaveis que movam os incredulos, o que quer dizer, para o orador, que a objectiva e a chapa photographicas assim como nos dão a verdade, em mãos mal intencionadas, ou inexperientes pode levar á mentira.
Foi por isso que a Sociedade Portugueza de Photographia com o fm de guiar os inexperientes o convidou para desempenhar tão grata misssão.
Terminada a interessante exposição, por assim dizer da historia da photographia, foi o illustre professor muito applaudido.
Seguiu-se uma serie muito curiosa de projecções luminosas de explendidos [sic] diapositivos de varios socios, ente os quaes interessantes exemplares de photographia a cores pelo processo Lumiére.
A proxima lição do curso é no sabbado 11, ás 8 e meia da noite, tendo-se inscripto socios tambem algumas senhoras que pretendem frequentar o curso.
É ocioso encarecer a grande utilidade d’esta louvavel iniciativa da Sociedade Portugueza de Photographia, que vem absolutamente preencher uma grande falta no nosso meio.
Vida Urbana
Arte e Representação
Outros